28.2.07

Travian

Travian é um jogo de estratégia medieval que é jogado diretamente no seu browser e conta com milhares de jogadores a competir simultaneamente. Podes escolher uma das três tribos do Travian: Romanos, Gauleses e Teutões. Cada tribo tem as suas vantagens e desvantagens, e os seus tipos de tropas são muito diferentes. E importante tu escolheres a tribo que te parece ser a mais adequada.

No início do jogo, o principal objectivo do jogador é aumentar os recursos da sua aldeia (Campo de Cereais, Poço de Barro, Mina de Ferro e Lenhador). Após um tempo, os recursos são suficientes para começar alguns melhoramentos na vila e até mesmo treinar alguns soldados. Existem imensos edifícios, cada um com a sua função, assim como tipos de soldados, cada um com suas características (cavalaria ou infantaria, força de ataque, defesa contra infantaria e contra cavalaria). Gostou? Conheça o site oficial do game

:: Post original do Fórum do GameReporter.org. Participe também!

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27.2.07

Webgames de verdade

Existe hoje uma grande proliferação na internet de sites repletos de jogos em Flash. Geralmente são sites caça-níqueis que só querem se aproveitar do pobre do usuário para ganhar alguns cliques nos anúncios do Google ou em outros. Não são muitos os que seguem está fórmula e conseguem manter uma qualidade aceitável. Agora, sites com webgames originais e bons de verdade, são poucos. Dá para contar nos dedos.

Hoje tive a felicidade de conhecer o Yatsha.com. O site contém diversos webgames, todos originais com um design maravilhoso, que é desenvolvido em Paris, na França. Pusta vontade de trabalhar em um lugar deste tipo. Quem me enviou a dica foi o Olivier Pinard, que trabalha na Yamago.net, empresa que desenvolve o Yatsha.com. Se você for um feliz proprietário de um Wii, poderá jogar os games do site no novo console da Nintendo. O site ainda possui um sistema de ranking onde os melhores resultados são armazenados. Tudo de graça. Vale o clique. Thanks Olivier!

:: Para jogar: conheça o Yatsha.com e jogue agora

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Filmado jogando no emprego...


Será que ele foi demitido? Façam suas apostas e comentem.

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Conclusão

"Não se fazem mais games como antigamente" é uma frase que todo mundo já ouviu inúmeras vezes. Tirando o sentimento de nostalgia que faz tudo que é antigo parecer melhor na nossa lembrança, a frase faz algum sentido? Os jogos antigos eram realmente melhores mesmo com gráficos muito mais limitados? Melhores em que? (...)

Scott McCloud tem uma teoria que diz que a "simplificação" gera "amplificação", ou seja, quanto mais cartunizada ou iconizada é uma imagem, mais significados subjetivos podemos dar a ela. Enquanto um rosto detalhado representa uma pessoa específica, um rosto composto por dois pontos e um traço representa todas as pessoas do mundo. Consequentemente uma imagem mais simplificada nos provoca maior empatia, há maior chance de nos identificarmos com ela (e pelo mesmo motivo as tentativas de alcançar o realismo pleno caem no vale da estranheza).

McCloud fala especificamente sobre quadrinhos, mas podemos perceber o fenômeno também nos videogames, um bom exemplo é o Adventure, um de meus jogos favoritos. Nele o protagonista é representado apenas por um quadrado, e isso deixa aberta a possibilidade de interpretação: ele pode ser tanto um cavaleiro, um soldado, um ninja espacial ou qualquer outra coisa que faça sentido para mim. Não especificar exatamente o que estamos vendo nos obriga a participar e completar o que está faltando, torna a obra mais interativa e, portanto, mais divertida. (Eu já argumentei por que acredito que a interatividade está intimamente ligada a diversão neste post.) (...)

Por trás disso tudo existe uma idéia muito usada na literatura, no cinema, nos quadrinhos e em outras formas de arte: a conclusão.

Parente das teorias de percepção visual da Gestalt, a conclusão é explicada por McCloud em Desvendando os Quadrinhos, um livro essencial para quem quer estudar qualquer área relacionada com linguagem visual. Em resumo, McCloud diz que muitas vezes só precisamos ver uma parte para entender o todo: se no primeiro quadrinho alguém se aproxima de uma porta e no quadrinho seguinte a pessoa está dentro da casa, concluímos todas as ações intermediárias como girar a maçaneta, abrir a porta, entrar etc. O mesmo acontece o tempo todo no cinema com os cortes entre as cenas, todas as ações não mostradas na tela são concluídas automaticamente por nosso cérebro, que completa as lacunas... (continua)

::Leia mais no Hipergame. Gostou? Opine no fórum

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26.2.07

Bomberman real?

Um grupo de estudantes da Universidade de Aalborg em Copenhagen levou o clássico game Bomberman a novas alturas. Eles aboliram joysticks e usaram pessoas reais que tem seus movimentos captados por câmeras em tempo real, que atualizam o jogo instantaneamente, projetando a tela do jogo em um painel gigante.

Existem ainda alguns probleminhas - como jogar a bomba, que é feito usando um mouse wireless, mas fora isso a diversão parece que é garantida. Confira alguns vídeos aqui. (Via Internet Drops)

:: Mais informações: visite o site do projeto

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23.2.07

Revista Nintendo DS Brasil

Quem é Nintendista fanático não pode perder a sétima edição da revista Nintendo DS Brasil. São mais de 50 páginas, com diversas matérias, reviews e muita novidade. A revista é feita no capricho e mantém uma excelente qualidade. Se você perdeu as edições anteriores, aproveite e faça o download de todas agora mesmo.

:: Para baixar tudo: só acessar o Gamehall ou clicar aqui

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Spiderman 3 está chegando...

O Gamespot teve a oportunidade de colocar suas mãos no esperado jogo Spiderman 3. Com lançamento previsto para 04 de maio de 2007, o game continua fiel ao estilo que consagrou Spiderman 2 e traz novos elementos e uma grande variedade de side missions, que prometem manter o jogador no mais alto nível de entretenimento.

O grande desafio segundo os desenvolvedores é produzir um game fiel ao filme, uma das franquias mais bem sucedidas do cinema, e superar o nível das 2 versões anteriormente produzidas além de incluir novos elementos que os jogadores reconheçam como único.

E realmente foram criadas inovações tais como um novo sistema de combate (similares a God of War), o uniforme negro traz novos poderes ao herói e por aí vai.

Numa visão geral o Gamespot aprovou o novo jogo que promete ser mais empolgante que os anteriores. Spiderman 3 será lançado para Xbox 360, PlayStation 3, Wii, PlayStation 2, PSP, Nintendo DS, e Game Boy Advance.

:: Mais Spiderman 3? Leia o review completo aqui

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Mortal Kombat de TR

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22.2.07

Fórum do GameReporter.org

Salve, salve leitores do GameReporter.org. Graças a genial contribuição do Allen Franco, agora temos um fórum rodando bonito aqui no blog. A idéia que é o fórum seja um espaço para livre debate, notícias, downloads, webgames, criação de jogos e muito mais. Os melhores posts do fórum ganharão destaque na capa do blog. Ainda não temos muita participação, mas... vamos comecar a agitar?

:: Cadastre-se e participe: forum.gamereporter.org/

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19.2.07

Warcraft para adultos

Não é raro encontrar conteúdos pornográficos sobre games, como Hentai, Jogos XXX e muitos outros. Porém, recentemente foi descoberto que produtores de filmes pornográficos gravaram um "filme" pornô sobre Word of Warcraft. O título do filme é: WhoreCraft: Swords, Sorcery and Sex.

Os produtores dos filmes dizem que são fãs da série e que o melhor do filme é que se podem ver as Elfas peladinhas. A única coisa que não se pode esperar nesse filme, são os grandes efeitos especiais. Confira aqui o texto que está rolando na Internet sobre o filme:

“Um grupo de gamers fanáticos por World of Warcraft (WoW) e outros jogos de realidade fantástica envolvendo elfos, gigantes, dragões e muitas outras criaturas, resolveu realizar o sonho da garotada e produziu uma série de filmes pornôs com personagens dos mundos encantados.

Nome do filme: Whorecraft. A produção dos episódios não foi fácil. Os atores passaram por muitas dificuldades. Em uma cena no deserto, os "seres" ficaram sob um calor escaldante, vestindo roupas e maquiagem pesadas e quase desmaiaram por falta de hidratação.

O produtor e diretor dos filmes, Dez, é um veterano na indústria pornográfica. Ele já atuou como ator em 600 filmes antes de resolver passar para trás da câmera. Dez é fã de RPGs como Dungeons & Dragons e se diz viciado em WoW. "As pessoas jogam esses games e vêem essas elfas sexy, mas nunca às viram fazendo sexo", disse o diretor. "Muitas pessoas tentam interpretar sexo no jogo, mas eu decidi levar tudo ao mundo real e fazer da forma correta."

Os seis episódios filmados, que têm de 19 a 30 minutos de duração, já foram comprados por mais de 20 mil pessoas e baixados ilegalmente por pelo menos 100 mil.” (Via Gamehall)

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16.2.07

Direção de fotografia aplicada aos games

Novo artigo publicado pelo Alexo da Benzaiten: Direção de fotografia aplicada aos games, de autoria de Mauricy Filho com a colaboração de André Neves, Diego Rocha, Leo Falcão, Dinara Moura e Guilherme Reinaldo, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

"O artigo aborda conceitos básicos de direção de fotografia convencional e a avalia aplicada em games e adotou os jogos de tiro de primeira pessoa, ou FPS (first person shooter) como objeto de estudo. Analisa, sob o ponto de vista da composição fotográfica, três produtos de produção recente: Half-Life 2, Call of Duty 2 e Halo."

:: Leia mais: Direção de fotografia aplicada aos games.

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Wiimote de chocolate

Responda rápido: você comeria um Wiimote de chocolate? Os nintendistas de plantão vão adorar. (Via Kotaku).

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O primeiro videogame digital

Por brunobelo:

História muito engraçada que aconteceu com o Xuruda e com o muriloq, lá em Belo Horizonte. Recomendo que vocês dêem uma lida. Nas palavras do Xuruda:

"
Estávamos eu e o Murilo numa dessas lojas de videogame mocadas lá do centro, quando eu vejo do meu lado um sujeito elogiando o Dreamcast para o balconista:
-Rapaz, o Dreamcast é uma beleza! Veja você que ele é o primeiro videogame digital e...
-Opa, pera lá! Redargui. Qualquer videogame é digital, cara, que loucura.
O cara olhou paternamente para o balconista e virou para mim com uma de "coitadinho do rapaz" e pacientemente me explicou:
-Não, veja bem, o Dreamcast é o primeiro videogame digital, os outros usavam uma tecnologia chamada (fazendo no ar o sinal de aspas) "A-NA-LÓ-GI-CO".
-Meu amigo, você que não está entendendo, analógico é o seu rádio, videogame é digital. Olha, o conceito de digital é...
Foi quando eu percebi que os dois me olhavam com uma cara de "ih, o menino tem pobrema" e eu vi que eu tinha menos credibilidade que político em CPI. Pensei, "vou chamar o Murilo, ele tem jeito com esse povo". Disse:
-Então, não precisam prestar atenção em mim, ok? Mas esse amigo meu aqui é programador profissional de computadores. Fala pra eles Murilo!
-Bem, todo videogame é digital porque...
-Não, não, só o Dreamcasta é digital, o resto é analógico. (sinal de aspas) "
A-NA-LÓ-GI-CO"!
-Não, perai... Como eu estava dizendo, todo videogame é digital...
-Só o Dreamcast.
Eu estourei.
-Porra, vai querer saber mais que o Murilo que ganha a vida programando computadores?
-Bem, ele até pode entender de computadores, mas de videogame entendo eu. Eu sou o técnico da loja. Sou eu que conserto os videogames. Se eu digo que é digital é porque é digital. Computador é uma coisa, e videogame é outra.
Nesse momento eu olhei para o Murilo que me dava tapinhas nas costas dizendo: Liga não, Xuruda, pelo menos o Dreamcast é digital. Vambora.
Eu queria enfiar um tele-jogo no rabo do sujeito, o mais próximo que ele chegaria de um videogame analógico (e nem isso), mas o Murilo me disse: Rapaz, lembrei lá de São Francisco. O povo de lá que vem com essas vez em quando.
E até hoje não sabemos como um sujeito que não sabe a diferença de analógico para digital consegue consertar videogames.
PS: o papo foi mais longo que esse e muito mais irritante, mas eu fiquei com raiva só de lembrar e por isso não enchi muito a linguiça.
"

O que aprendemos com essa história?!

(ativando o sarcasmo mode)
QUE O DREAMCAST É O PRIMEIRO VIDEOGAME DIGITAL DA HISTÓRIA!
(desativando o sarcasmo mode)

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Gears of War para PC é algo inevitavel

Em recente entrevista, Mark Rein, presidente da Epic Games, reacendeu a polêmica sobre Gears of War para PC.

O premiadíssimo game da Microsoft e Epic Games já foi diversas vezes alvo de especulações, mas segundo Rein ‘’…não é um grande segredo que gostaríamos de fazê-lo para PC, mas por enquanto é exclusivo ao Xbox 360. Eventualmente faremos uma versão para PC. Só não sei quando'’.

No final de 2006, uma imagem contendo uma caixa de game para PC e a embalagem do Gears of War gerou polêmica na rede, desmentida pelos próprios produtores como um grande engano.

Fato é que jogos como GoW exigem um computador excepcional, cujo preço não é acessível. Games como Crysis já começam "testar" a interface do Windows Vista para games. Resta apenas aguardar, pois assim que for viável, ele aparecerá para PC.

Confira a entrevista na íntegra clicando aqui. (Via Gamehall)

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15.2.07

TILT online: 10 anos sem sair de cima

Conheça um pouco sobre o começo da TILT online e o que pretendemos fazer de agora em diante

Por Renato Degiovani

Foi na manhã dia 15 de fevereiro de 1997, meio apreensivo e com muita expectativa que levei até a sede do provedor de acesso a internet (recém inaugurado na cidade) um disquete com os arquivos da TILT online. Meia dúzia de páginas, algumas gifs, propaganda dos jogos comercializados pela PRO KIT e mais nada.

Como já estava previamente combinado com o pessoal técnico do provedor, fui até a sala do servidor, criamos uma pasta no HD e transferimos o conteúdo do disquete. Pronto, entrava "no ar" (ou melhor, no ciberespaço) o primeiro site brasileiro dedicado à criação de jogos. Era algo totalmente novo, mesmo para quem já estava calejado de atuar no mercado editorial de programação, de desenvolvimento de jogos e principalmente de experimentos com a leitura em meio eletrônico.

Foi por volta de 1984, com os primeiros experimentos do videotexto, que pude ter acesso ao conteúdo eletrônico. A interface para leitura era ainda precária, em função da baixa qualidade dos televisores da época (não existiam os monitores como os conhecemos hoje e todo computador era, de um jeito ou de outro, ligado a uma televisão).

Na mesma época iniciei as tentativas de distribuir conteúdo via fita cassete. Mais tarde vieram os disquetes de 5 1/4, os de 3 1/2 e os CD roms. Paralelamente experimentei a criação e distribuição de conteúdo eletrônico via BBS, uma espécie de ensaio para o que seria mais tarde feito na internet.

Durante os últimos 6 meses do ano de 1996, planejei cuidadosamente como adaptar toda aquela experiência com mídia eletrônica para a nascente web, com suas páginas HTML e as possibilidades de distribuição por download para os jogos e programas. Um mundo novo estava se abrindo e enterrando para sempre o modelo de publicação de programas por listagem dos fontes (modelo esse que já se mostrava impraticável no final dos anos 80).

Nesses 10 anos evoluimos bastante. A TILT cresceu em quantidade e qualidade, lançando apenas 4 meses após a sua criação o club TILT. Junto com ele, talvez pela primeira vez no Brasil, o conceito de conteúdo original pago ("crime" este pelo qual recebo críticas até hoje).

Do que foi planejado lá em 1997 somente uma coisa não consegui realizar plenamente: uma maior dedicação e tempo ao desenvolvimento de adventures.

É esse justamente o compromisso que assumo para os próximos 10 anos: de agora em diante, além do conteúdo normal, os adventures serão prioridade na TILT. Principalmente dentro do novo modelo de jogo interativo, participativo e online.

Para marcar bem o compromisso, iniciamos agora o remake do Serra Pelada, junto com o novo release do editor de adventures interativos (1.0k). Em breve todos os nossos adventures estarão disponíveis neste novo formato.

:: Para saber mais, acesse: TILT online

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13.2.07

O porquê de eu não querer um PS3 agora

Antes de começarem a leitura eu aviso: esse post tem uma boa quantidade de links pra algumas reportagens. Eu sugiro que, pro bom entendimento do post, esses artigos sejam lidos ou ao menos as figurinhas deles sejam olhadas.

Por brunobelo

Jack Tretton, presidente da SCEA, ofereceu US$1.200,00 pra cada PS3 que for achado em prateleiras de lojas, nos Estados Unidos. Segundo ele, nenhum PS3 fica lá por mais de 5 minutos. Bem, não sei a quantas anda o campo de distorção da realidade dele, mas sei que das duas uma: ou ele fez essa declaração confundindo o PS3 com o Wii ou ele nunca saiu de casa pra ir a uma loja por lá.

O Penny-Arcade fez um excelente artigo e um comic muito engraçado sobre isso.

Eu só me pergunto quando a arrogância da Sony vai acabar. Sabemos que o Wii está vendendo pelo menos 3 vezes mais que o PS3. Sabemos que o PS3 está encalhado nas lojas nos EUA, e assim deve permanecer por algum tempo, até sair um Metal Gear ou um Final Fantasy da vida. Mas será que já não terá sido tarde demais? Será mesmo que o PS3 é tudo o que estão dizendo?

Esse artigo extremamente manjado, que todo mundo leu, mostra que o PS3 não está a frente do Xbox360.

Ok, é a primeira leva de jogos, que normalmente não mostra muita coisa sobre o console, mas se lembrarmos dos primeiros jogos do Xbox360, veremos a diferença. Aliás, a bem da verdade, nem é o quesito "gráficos" que me incomoda, mas sim a qualidade dos jogos. Não temos um jogo bom pra PS3 até agora. Logo logo sai o Oblivion pra ele, mas eu já jogo Oblivion no Xbox360 há quase um ano... O PS3 realmente precisa mostrar jogos, ou vai acabar ficando como o PSP, um excelente portátil, que vende 5 vezes menos que o DS e, conseqüentemente tem menos jogos bons saindo.

Quanto ao BluRay, a Ars Tecnica fez um artigo interessante sobre a utilização dele em jogos, e, segundo eles, não é uma boa mídia pra armazenar games.

Eu sou da opinião que não há a necessidade de aumentar drasticamente o tamanho da mídia dos jogos. Inevitavelmente, com mais poder de processamento, jogos mais bonitos são feitos e não necessariamente ocupando muito mais espaço. É o milagre da compactação. Esse artigo antigo discute isso. São fatos, e contra fatos não há argumentos. Aliás, só a título de curiosidade, um exemplo de milagre da compactação é o kkrieger, um jogo completo em 96kb. Também é notícia velha, mas eu tenho certeza que muita gente nunca viu.

Em suma. Inevitavelmente eu terei um PS3? Bem provável, já que eu realmente curto games e minha idéia é sempre ter todos. Mas será agora? Improvável. Por que não!? Porque não tem jogos, custa caro, é um trambolho, tem rede extremamente lenta e não me apresentou nada que o Xbox360 não tenha apresentado ainda, e o pior, eu acredito que ele não vá apresentar...

Só pra finalizar:

John Carmack falando sobre Xbox360 vs. PS3:

http://www.xbox365.com/news.cgi?id=GGririiirr05121649
http://ps3.ign.com/articles/754/754809p1.html

Gabe Newell
"descendo a lenha" no PS3:

http://ps3.ign.com/articles/755/755493p1.html

Parece que a Microsoft e a Nintendo estão sorrindo de orelha a orelha. E com razão.

PS: Agradecimentos ao Marison, Muriloq, Paulim e Renato, por terem me mostrado alguns desses links e ao Dolemes, por ter adaptado a imagem que está lá em cima.

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Prison Server: o jogo que te leva pra prisão

Quem nunca sonhou em ir pra uma prisão de segurança máxima, ter seus direitos cassados, seguir uma rígida dieta, tomar cuidado pra não ser estuprado ao tomar banho, entre outras coisas ? Alguém deve ter sonhado com isso, mas eu ainda não...

O fato é que agora graças ao fantástico mundo dos games, você poderá experimentar tudo isso virtualmente! Em Prison Server você tem a chance de ser um presidiário e interagir com outros presos, em uma espécie de MMORPG. O jogo é pago mas você pode usar 14 dias de período de testes. Só mesmo assim pra você ver se compensa ou não ir pra prisão. Acesse o site oficial e faça sua inscrição gratuita para ser preso. (Via Gamehall).

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12.2.07

PDJ Zine número 3

O PDJ Zine evolui a cada edição. Para quem não conheçe, é uma revista em PDF (ou um fanzine) que trata exclusivamente de produção e desenvolvimento de jogos.

A publicação, que já está em sua terceira edição, traz neste número: tutoriais de Blender, entrevista com Jon Shiring (Savage e Call of Duty 2) e muito mais.

:: Para baixar: basta clicar aqui

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Atari Adventure online

Se você não conheceu, conheça agora o Adventure, a mais importante aventura gráfica da história dos games. Clique na imagem para jogar online, direto no seu navegador. Agora, se você quer saber mais sobre o game, confira uma entrevista, aqui no GameReporter.org, com seu idealizador, programador e designer Warren Robinett.

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9.2.07

O marketing no mundo dos games

Por Dalton Costa Carvalho de Lima

É incrível como a tecnologia consegue prender a nossa atenção. Sempre fui apaixonado por games. O primeiro console que fez parte de minha vida foi um Atari. Meu pai havia chegado em casa com aquela grande novidade eletrônica, em uma caixa de papelão com uma foto do console na frente. Eu nem sabia o quê era um console de videogame, mas quando meu pai instalou o aparelho na TV, foi como mágica! Controlar imagens eletrônicas era algo incrível! Um mundo eletrônico, onde eu poderia controlar um personagem em cenários coloridos foi paixão a primeira vista. Hoje, tenho 29 anos e sou formado em Marketing. Já joguei muitos games para NES, Mega Drive, Super Nes, Nintendo 64, Playstation 1 e 2, XBOX...

Meu Trabalho de Conclusão de Curso foi a respeito de como funciona o marketing no mundo dos games. Após ter feito várias pesquisas, consegui carregar comigo uma bagagem de informações importantes para a profissão que quero seguir. Mas o quê seria o Marketing para Games?

Jogos eletrônicos são produtos que, de alguma forma, serão vendidos (ou distribuídos gratuitamente) para um determinado público. Cada faixa etária identifica-se com algum estilo de game. A idéia principal do marketing é criar produtos que atendam as necessidades dos clientes. Caso eles não fiquem satisfeitos, deve-se estudar maneiras de resolver esse problema. No caso dos gamers, inúmeras pesquisas são feitas, cujo objetivo é saber como anda a popularidade de cada estilo de jogo. Mas quando um determinado game não atrai a atenção dos consumidores, inovações começam a ser criadas para que os jogadores fiquem satisfeitos. Ou seja: embora belos gráficos valorizem um jogo, se não houver criatividade, o game fará pouco sucesso (ou talvez nem faça).

Outro elemento importante no marketing para games é a quantidade de jogos produzidos para um console. Por mais avançado que seja tal aparelho, o consumidor pensará também na quantidade de games feitos para o console e na variedade de estilos existentes para o aparelho. Na época do “NES”, quando ele realmente estourou aqui no Brasil, havia uma grande quantidade de games para o console de 8 bits da Nintendo. Esse foi o maior atrativo para os consumidores daquela época. Porém, hoje em dia, os jogadores continuam a valorizar a quantidade de games e a variedade de estilos de jogos feitos para o console (o XBOX 360 foi lançado antes do Playstation 3 e Nintendo Wii, por isso existe uma quantidade de games bem maior no mercado, se compararmos com os lançamentos de games das concorrentes da Microsoft).

Um fator importante no marketing para games é a inovação tecnológica, onde cada console possui diversos atrativos. Gráficos de última geração e qualidade sonora são fatores que chamam a atenção dos jogadores. O XBOX 360 surpreendeu quando foi lançado. A Microsoft planejou colocar no mercado um aparelho de última geração, e realmente conseguiu. A Sony também seguiu essa mesma estratégia, e utilizou tecnologia de ponta para o tão aguardado “Playstation 3”. Mas a Nintendo foi por um outro caminho. A idéia principal da empresa era lançar um console que atraísse a atenção de consumidores de diversas faixas etárias, incluindo pessoas que nunca pensaram em jogar um videogame. Ao invés de investir em gráficos de ultima geração, achou melhor inovar na forma como os gamers iriam interagir com os jogos. Foi assim que nasceu o Nintendo Revolution, que mais tarde acabou sendo rebatizado como “Nintendo Wii”.

Ao meu ver, a interatividade existente entre o gamer e os jogos do Wii inovou em algo que já existia á algum tempo: a “Realidade Virtual”. Segundo especialistas, realidade virtual é qualquer tecnologia que possui interface avançada entre o usuário e o sistema computacional. No caso da Nintendo, ao invés de óculos tridimensionais, a empresa conseguiu criar um joystick capaz de fazer com que o gamer interaja de forma surpreendente com seus jogos. Essa estratégia criou uma revolução no mundo dos games.

O Nintendo Wii, com suas limitações gráficas, alcançou o segundo lugar no ranking dos consoles mais vendidos. Porém, em um mercado tão competitivo, a Nintendo precisará conquistar também aquele público que valoriza gráficos de última geração. Sony e Microsoft provavelmente farão o mesmo, mas visando o público que espera por algo á mais do que belos gráficos. Certamente, os novos consoles de última geração irão receber algumas novidades para atrair esses novos consumidores. Sorte dos gamers? Talvez, pois todo avanço tecnológico possui um preço.

Quanto mais avançado o aparelho, mais caro ele irá custar. Nos Estados Unidos, alguns consumidores reclamam do preço dos consoles e games de última geração. Mas se compararmos ao valor que precisamos “engolir” quando queremos comprar um videogame em território nacional, nota-se que os americanos reclamam de “barriga cheia”. Os altos impostos existentes em nosso país simplesmente fazem com que os consoles e games cheguem por aqui com preços abusivos. Esse é um problema que precisa ser levado a sério, pois ele acaba valorizando a pirataria no Brasil.

Resumindo: no marketing para games, elementos como a valorização do consumidor, criação de produtos inovadores e a variedade de títulos disponíveis para as plataformas são estratégias de extrema importância. Sem elas, o sucesso dificilmente chegará nas mãos das empresas de games.

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Emuladores para Xbox

Quem tal transformar seu XBox em um Arcade, um Apple II, um Atari 2600, um Comodore Amiga, um GameBoy, um MSX, um Neo-Geo, um Super Nintendo e até num PlayStation One? No site Emulators for Xbox você encontra uma seleção com todas estas traquitanas para seu console da Microsoft e muito mais. Mas lembre-se: para fazer games de outras plataformas rodarem no seu XBox, você terá que modifiá-lo!

Mais informações:
Emulators for XBox: Modifique sua máquina
Outras infos: XBox-Scene.com

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8.2.07

Sonic na veia!

Se você é fã de Sonic, tem que conhecer o maior e mais visitado site de Sonic do mundo. O portal é mantido por uma equipe de fãs especializada no assunto. Só no Sonic Brasil, você encontra fácil fácil várias curiosidades sobre a série, uma lista cheia dos personagens e muitas análises bem estudadas sobre os games da série. Curtiu? Então acesse agora www.sonicbr.net/

:: O site: Sonic Brasil

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Quem vence o duelo?

Diga lá: se o Mário saisse na porrada com o Alex Kidd, quem venceria a briga? Apesar do Mário ser um personagem carismático em vencer vários quesitos, eu ainda prefiro o Alex Kidd. E você? Veja a tabela completa no G4M3R, blog de games do G1.

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Jogos de auto-ajuda

Uma companhia chamada Mindhabits.com busca oferecer "Alívio contra o stress através de jogos simples e diários". Aqui está um trecho tirado do website da empresa:

"MindHabits produz software projetados para ajudar pessoas na redução do nível de stress e aumento de auto-estima, utilizando jogos qye automaticamente re-treina as respostas da mente ao stress social. Esta tecnologia (aguardando patente) é resultado de uma década de pesquisa de cientistas da McGill University, um dos melhores centros de pesquisa médica do mundo. O software - baseado na ciência emergente de inteligência social - ajuda você a praticar o hábito mental de focar-se em feedback social positivo, que progressivamente reduz níveis de stress e melhora a auto-confiança."


Será esta uma nova tendência dos jogos de computador? Você pode testar este jogo agora mesmo (leitores utilizando feeds podem ter de acessar a página do blog).


Host this game on your own blog: Visit http://www.mindhabits.com

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6.2.07

Ms. Pacman Music Video

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Tese analisa o potencial educacional dos games

Estudos realizados tanto no Brasil quanto em países como os Estados Unidos revelam que os jogos eletrônicos desenvolvem as habilidades dos jogadores e podem também colaborar no preparo para o mercado de trabalho. Os pesquisadores sugerem até mesmo a inserção dos games no contexto escolar. A tese de doutorado denominada Games: contexto cultural e curricular juvenil, defendida por Filomena Moita, professora e pesquisadora da Universidade Estadual da Paraíba, analisa o currículo implícito nos games, ou seja, a produção de saberes, habilidades, competências, valores, atitudes e comportamentos, mediados pelos jogos. O estudo revelou que os games, enquanto espaços de escolhas mais espontâneas, de lazer, de currículo não impositivo, conseguem esclarecer melhor as áreas de interesse e de aprendizagem dos jovens.

Filomena entrevistou freqüentadores de Lan Houses - locais onde as pessoas se reúnem para jogar em computadores - nas cidades de João Pessoa (PB) e Lisboa, em Portugal. Os dados coletados permitiram identificar que o contexto dos games possibilita um espaço de aprendizagem, de construção de um currículo aberto e autônomo, ligado ao prazer, à subjetividade e à simulação. “A investigação convida para uma visão mais ampla sobre as possibilidades do uso do game na educação. A lógica e os atrativos motivacionais dos jogos sugerem um caminho a mais para a educação”, afirma Filomena.

Leia mais na revista eletrônica ComCiência...

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5.2.07

Voe como um pássaro, caia como uma pedra

Que tal voar em uma das invenções de Leonardo Da Vinci? Comece a jogar agora mesmo. Só entrar no link e clicar em Play.

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2.2.07

Cross-player

Cross-player é um novo e ambicioso conceito que pode revolucionar os jogos para PC, ou no mínimo criar um novo gênero. Segundo os criadores do termo, é uma combinação entre single-player e multi-player.

A idéia, que é explicada pelo produtor Raphael Colantonio do estúdio francês Arkane no vídeo abaixo, está sendo posta em prática no desenvolvimento do game The Crossing, próximo título do estúdio. Há também uma ótima entrevista sobre o jogo no 1up.



Como em um single-player a "inteligência artificial é estúpida" e "multi-player é sem sentido", um jogo cross-player teria o envolvimento e a estrutura narrativa que existe em um jogo para um jogador, além de inimigos tão inteligentes quanto você, já que todos os NPCs (Non-Player Characters) são na verdade outros jogadores.

Imagine uma partida de Half-Life misturada com Battlefield, e enquanto um jogador é protagonista da história principal, outros competem entre si em um ranking. Outra possibilidade é que os jogadores controlem os "corpos" dos inimigos pelo caminho, como o agente Smith do filme Matrix...

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