13.2.07

O porquê de eu não querer um PS3 agora

Antes de começarem a leitura eu aviso: esse post tem uma boa quantidade de links pra algumas reportagens. Eu sugiro que, pro bom entendimento do post, esses artigos sejam lidos ou ao menos as figurinhas deles sejam olhadas.

Por brunobelo

Jack Tretton, presidente da SCEA, ofereceu US$1.200,00 pra cada PS3 que for achado em prateleiras de lojas, nos Estados Unidos. Segundo ele, nenhum PS3 fica lá por mais de 5 minutos. Bem, não sei a quantas anda o campo de distorção da realidade dele, mas sei que das duas uma: ou ele fez essa declaração confundindo o PS3 com o Wii ou ele nunca saiu de casa pra ir a uma loja por lá.

O Penny-Arcade fez um excelente artigo e um comic muito engraçado sobre isso.

Eu só me pergunto quando a arrogância da Sony vai acabar. Sabemos que o Wii está vendendo pelo menos 3 vezes mais que o PS3. Sabemos que o PS3 está encalhado nas lojas nos EUA, e assim deve permanecer por algum tempo, até sair um Metal Gear ou um Final Fantasy da vida. Mas será que já não terá sido tarde demais? Será mesmo que o PS3 é tudo o que estão dizendo?

Esse artigo extremamente manjado, que todo mundo leu, mostra que o PS3 não está a frente do Xbox360.

Ok, é a primeira leva de jogos, que normalmente não mostra muita coisa sobre o console, mas se lembrarmos dos primeiros jogos do Xbox360, veremos a diferença. Aliás, a bem da verdade, nem é o quesito "gráficos" que me incomoda, mas sim a qualidade dos jogos. Não temos um jogo bom pra PS3 até agora. Logo logo sai o Oblivion pra ele, mas eu já jogo Oblivion no Xbox360 há quase um ano... O PS3 realmente precisa mostrar jogos, ou vai acabar ficando como o PSP, um excelente portátil, que vende 5 vezes menos que o DS e, conseqüentemente tem menos jogos bons saindo.

Quanto ao BluRay, a Ars Tecnica fez um artigo interessante sobre a utilização dele em jogos, e, segundo eles, não é uma boa mídia pra armazenar games.

Eu sou da opinião que não há a necessidade de aumentar drasticamente o tamanho da mídia dos jogos. Inevitavelmente, com mais poder de processamento, jogos mais bonitos são feitos e não necessariamente ocupando muito mais espaço. É o milagre da compactação. Esse artigo antigo discute isso. São fatos, e contra fatos não há argumentos. Aliás, só a título de curiosidade, um exemplo de milagre da compactação é o kkrieger, um jogo completo em 96kb. Também é notícia velha, mas eu tenho certeza que muita gente nunca viu.

Em suma. Inevitavelmente eu terei um PS3? Bem provável, já que eu realmente curto games e minha idéia é sempre ter todos. Mas será agora? Improvável. Por que não!? Porque não tem jogos, custa caro, é um trambolho, tem rede extremamente lenta e não me apresentou nada que o Xbox360 não tenha apresentado ainda, e o pior, eu acredito que ele não vá apresentar...

Só pra finalizar:

John Carmack falando sobre Xbox360 vs. PS3:

http://www.xbox365.com/news.cgi?id=GGririiirr05121649
http://ps3.ign.com/articles/754/754809p1.html

Gabe Newell
"descendo a lenha" no PS3:

http://ps3.ign.com/articles/755/755493p1.html

Parece que a Microsoft e a Nintendo estão sorrindo de orelha a orelha. E com razão.

PS: Agradecimentos ao Marison, Muriloq, Paulim e Renato, por terem me mostrado alguns desses links e ao Dolemes, por ter adaptado a imagem que está lá em cima.

Marcadores:

Adicionar esta notícia no Linkk
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org

26 Comentários

At 13/02/2007, 12:59, Blogger muriloq disse aqui no GameReporter.org...

Não adianta apresentar argumentos racionais, fatos, ou qualquer outra coisa contra o PS3. Quem compra o console o faz por envolvimento emocional, efeito do marketing, pressão do grupo, todos aqueles elementos que nos acostumamos a chamar de "fanboy attitude". É como discutir religião ou futebol...

 
At 13/02/2007, 14:01, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Esse cara deve ter algum ex-namorado que parou de comer ele e que tem um PS3.

 
At 13/02/2007, 14:23, Blogger Lazzeri disse aqui no GameReporter.org...

Anônimo, já você tem um namorado que tem um PS3 e que te come todo dia direitinho, né? :-)

 
At 13/02/2007, 17:51, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

O PS3 é um console muito esperado aqui. Talvez ainda mais por ser o "país do futebol". PS2 é o console em que se joga Winning Eleven - não importa se há outros consoles com versões deste jogo, já que a maioria o conheceu no PS1 ou PS2. É o jogo que se joga em locadoras de videogame e praticamente todo lugar que se tem algo diferente de PCs.

Claro que os Playstation rodam algo mais que Winning Eleven, mas isto não é tão mportante no país para as massas que compraram esta marca.

Considerando isso, qualquer outro console terá alguma dificuldade em contrair um bom público superior aqui, ainda que tenha mais jogos, maior capacidade gráfica, melhor interface. Acho um fato triste um console conseguir mercado mais pela expectativa criada pelo passado que por mérito próprio.

Quem está preocupado apenas com os jogos, os muitos [ainda] exclusivos para PS3, terá uma possível alternativa no futuro. Um amigo escreveu sobre a possibilidade de emular PS3 no Xbox 360. E ele sabe o que está falando!

 
At 14/02/2007, 01:16, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

acho q a pessoa que escreve os testos gosta de ser polêmico,digamos ele é o Diogo Mainardi do blog sobre games e acho que é sempre bom a pessoa questionar o sistema.

 
At 14/02/2007, 08:21, Blogger Vinicius Rocha disse aqui no GameReporter.org...

Putz, coitado do cara, comparado ao mainardi, eu não tenho afeições ao lula, mas os argumentos do diogo mainardi pra mim são risórios e ridiculos, o contrário deste post, q achei bem equilibrado! Apresentando muitos outros links para embasar a opinião belo texto, e realmente o PS3 é uma batata quente na mão da sony!

 
At 14/02/2007, 11:10, Blogger João Felipe disse aqui no GameReporter.org...

Ótima matéria!

 
At 14/02/2007, 15:26, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

ps3 é o melhor!
nao adianta falar o contrario
qdo o ps2 saiu todo mundo meteu a lenha e duvidou do futuro dele.
é qual é? o console mais vendido no mundo. de tempo ao tempo rapaz. o q é novo sempre assusta os mais incredulos

 
At 14/02/2007, 16:29, Blogger Leonardo Zimbres disse aqui no GameReporter.org...

Talvez... Mas o que acontece muito é que o Brasil tem uma espécie de paixão com o playstation. Com essa coisa de "cd pirateado", de "dvd". Brasileiro gosta desse tipo de coisa. Eu simpatizei com o xbox360, apesar de odiar a microsoft. O controle é belo e os jogos de xbox parecem bem legais.

 
At 14/02/2007, 19:42, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

acho q o fato do PS3 nao vender tanto é q é caro demais, só isso

 
At 15/02/2007, 09:14, Blogger Dolemes disse aqui no GameReporter.org...

Caro Ryumaki

Este é um blog de livre opinião sobre games. Manifeste a sua. Escreva um artigo com argumentações consistentes (como fez o Bruno) me envie que eu publico, ok? Muito melhor do que ficar revoltado e soltar o verbo sem antes pensar, argumentar e ser minimamente racional.

 
At 15/02/2007, 10:00, Blogger brunobelo disse aqui no GameReporter.org...

Relaxa Dolemes, o Ryumaki é gente boa. :)

 
At 15/02/2007, 10:07, Blogger Dolemes disse aqui no GameReporter.org...

Grande Bruno

Se é gente boa, tá convidado para escrever neste espaço. Hehehe.

To calmo demais hoje, hehehe. :)

 
At 15/02/2007, 11:23, Blogger Mauricio disse aqui no GameReporter.org...

Bruno, muito bom texto.

Eu só não sei como tem gente que ainda acredita no PS3... Podemos deizer que eu sou o maior critico do PS3 e de toda a "estrategia" da Sony nos ultimos tempos. Mas tudo bem, em 1996 o povo também demorou pra cair a ficha de que a Nintendo não seria mais a dona do pedaço, depois de dois consoles de sucesso.

Eu acredito na profecia. Ninguem consegue liderar o mercado por mais de 2 consoles consecutivos. Parece que a empresa chega num ápice de arrogância, aposta demais na marca e se afunda. Mercado de videogame não é igual a qualquer mercado. Digamos, é uma caixinha de surpresas.

 
At 16/02/2007, 16:09, Blogger Leonardo Zimbres disse aqui no GameReporter.org...

Bah. Eu estou dizendo, playstation é o videogame do povo. Mecheu com ele mecheu com metade do brasil.
Quanto tempo será que vão começar a vender blu-ray na ponte de rodoviária? Com será que vão pronunciar? "Blú rei 3 por 20, 3 por 20, o blú rei do pleisteitiom tá barato, vamu levar genti!"

 
At 16/02/2007, 19:02, Blogger Unknown disse aqui no GameReporter.org...

Tá certo, o PS sempre vai ser o melhor. Ele arrebenta a boca do balão, com o tempo Wii e XBOX 360 vão ser inferiores a ele, com o tempo o preço baixa, a qualidade dos jogos sobe e o PS3 nunca será mais o mesmo.

 
At 16/02/2007, 20:44, Blogger muriloq disse aqui no GameReporter.org...

Eu realmente preferiria ouvir argumentos embasados em alguma coisa, como o post original, ao invés de opiniões tiradas do "nada" (pra não dizer de outro lugar). :-)

E não é uma questão de ser parcial ou fanboy: o post deu uma lista de argumentos técnicos, e pronto. Contestem isso com argumentos técnicos. Se você não sabe o que é um shader pipeline complica, ou quem é o John Carmack que está malhando o PS3, complica, né ?

Sobre o Brasil ser o país do futebol e do Winning Eleven: desculpem-me, mas o Brasil é completamente irrelevante pra Sony (aliás, pro mercado de jogos em geral). O fato de ter milhares de prêi-dois no Brasil é irrelevante, porque nenhum deles roda jogos originais, que no fim das contas são o que faz a diferença.

 
At 17/02/2007, 06:01, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

@muriloq:

Realmente o Brasil é irrelevante para a Sony e para o mercado de jogos em geral. Ganha-se pouco ou quase nenhum dinheiro aqui, mas o PS3 não é irrelevante para os brasileiros e deve ainda ser o console mais vendido nesta geração com proporções bem diferentes.

Na prática, é bem provável que o danado d PS3 continue sendo o console para rodar Winning Eleven, estando debaixo de uma boa parte das TVs de locadora, tão logo tenha um custo mais palpável. Só que terá uma locadora ou outra que terá o discernimento de simplesmente comprar um Xbox 360 que oferece uma versão exclusiva de Winning Eleven de nova geração este ano. Não que isso faça diferença para as massas. Talvez mantenham os PS2 por mais uns 3 ou 4 anos.

 
At 17/02/2007, 08:42, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Olha, verdade seja dita, estamos muito decepcionados com o PS3, por isso há toda essa discussão. Comentando com amigos simplesmente não compramos um PS3 agora por não haver, ainda, Winning Eleven. Entendem agora qual a questão? Futebol, puro e simples. A nós brasileiros, q por sinal nunca fomos contemplados com lançamentos oficiais, não interessa qual tipo de mídia ou somente a gama de jogos disponiveis, e sim se tem o bom e velho futebol...se agradar o futebol já está na mão do povão!!!
Jorge Alexander

 
At 17/02/2007, 12:28, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Como o Brasil pode ser irrelevante pra Sony? Por acaso, vcs compraram PS2 pirata? Polystation? Hehehehe! Uma correção: o kkrieger não é milagre da compactação nenhum, ele simplesmente gera os modelos 3D, texturas e etc em tempo de execução, por isso o jogo tem 96kb, ali só tem código C compilado e mais nada.

 
At 17/02/2007, 17:39, Blogger muriloq disse aqui no GameReporter.org...

anonymous (1): Se você quer Winning Eleven next-gen, compre uma Xbox 360, acabou de sair uma versão nova pra ele.

anonymous (2): ORLY, estou surpreso por você saber o que é geração procedural de texturas. :-D Todo mundo sabe que o kkrieger é feito assim; o exemplo é só pra mostrar que nem só de gigabytes não-compactados se faz um jogo de qualidade.

Sobre o nível da discussão: como postei em outro blog, o que eu gostaria mesmo é de ver chegar ao grande público as questões que interessam mesmo, como as que o Marison estava discutindo em uma outra lista (graças a Deus, restrita):
Difícil da vida de comentário em blog é conviver com o nível técnico dos argumentos. :-) Eu gostaria era de ver menos "achismos" e mais opiniões embasadas, como as do Marison:

from: Marison
subject: Xbox 360 slams Playstation 3 again?

Um bom motivo para isto estar ocorrendo é o fato da RSX do PS3 não
conseguir fazer Multisampling Anti-aliasing e High Dynamic Range ao
mesmo tempo, limitação conhecida da arquitetura em que foi baseada.
Somente agora, com a Geforce 8800, que a NVIDIA conseguiu este feito.

É possível usar outros recursos para se ter HDR e anti-aliasing
simultâneos no PS3. Mas em jogos multiplataforma, como não é simples,
podem nem tentar. Este vai ser um incoveniente em jogos
multiplataforma por um longo tempo, ou para sempre. Quem já viu um
jogo em que se usa bem HDR, sabe como fica bonito. E anti-aliasing não
deixa de ser importante da mesma forma.

Importante completar dizendo que há pelo menos dois recursos que
facilitam a impletação simultânea de anti-aliasing e HDR no Xbox 360:
1- eDRAM.
2- Suporte na própria Xenos à FP10 (cores codificadas em 10b, float
point). A precisão é inferior, mas não é visível a queda de qualidade.
Isto também, no fim das contas, pode permitir texturas que ocupem
menos espaço em RAM com diferenças de qualidade não perceptíveis.

Duas notícias em sequência, relacionadas:
http://www.hdgamenews.com/2007/02/fear-on-playstation-3-is-graphically.html
FEAR for Playstation 3 is graphically inferior to FEAR for Xbox 360
Monday, February 12, 2007
It seems that the bad news for Sony's Playstation 3 will not stop
pouring in. The latest bit of information concerns the game FEAR.

In a preview by Gamespot it has been reported that the Playstation 3
version of FEAR is expected to be identical to the Xbox 360
counterpart, as far a game content is concerned anyway. Visually, it
appears not to measure up to the months old Xbox 360 version.

Gamespot said:

"On a visual front, the PlayStation 3 version looked somewhat fuzzy
compared to the crisp Xbox 360 version, even on an HDMI connection,
but the graphics were otherwise identical in terms of content and
textures. Meanwhile, the frame rate remained smooth and steady through
our play session.

F.E.A.R. for the PlayStation 3 should deliver the same amount of
thrills and chills as the PC and Xbox 360 versions, and it's not
surprising that Sierra and developer Day 1 Studios took the safe road
of porting over the excellent Xbox 360 game. F.E.AR.'s mix of kinetic
action and creepy horror is an effective one, and the game should hit
the PlayStation 3 in March. "

http://www.hdgamenews.com/2007/02/xbox-360-slams-playstation-3-again.html
Xbox 360 slams Playstation 3 again?

Thursday, February 15, 2007

In the March 2007 issue of Game Informer Magazine "NBA Street
Homecourt" was recently reviewed. As expected the game had scored a
solid 8.75. However, something unexpected was that the game looked the
best on the Xbox 360 as opposed to the Playstation 3.

Quoted: "I'd give the nod to the 360 in terms of visuals, but either
way this game features great texturing, character models and
jaw-droppingly smooth animations."

Earlier this week we reported the same issue with comparisons of Fear
on the Xbox 360 and Playstation 3. Again the Xbox 360 coming out on
top.
See the article here.

Tell me again. Why do we need to pay an extra $200?

 
At 18/02/2007, 17:10, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Eu acho quer tu pegou foi até leve demais com o PS3. Ele simplesmente é inútil, com todas as letras, nesse momento. Não há sequer um aspecto dele que supere o mesmo aspecto num Wii ou num Xbox 360.

E quanto ao dilema do Winning Eleven, cabe à mídia especializada (EGM Brasil, GameMaster, UOL Jogos, Revista do Xbox 360) alardear o máximo possível a versão do Xbox

360 do futiba da galera. Coisa que, aliás, já estão fazendo e muito bem feito. Aí o pessoal das locadoras (ainda existem?), dos centros de pirataria e toda massa no geral vai ficar com vontade e vai pensar: "Pô, esse tal de Xbox 360 tem Winning Eleven e o pessoal tá dizendo que é melhor que o do PREI DOIS. Ele é mais barato que o PREI TRÊIS, então vamo empurrá esse aí pro povo! \o/"

Ou coisa assim.

Na boa, por mais que sejam ótimos jogos e tudo mais... pagar o preço de uma moto pra jogar MGS 4 e FFXIII não compensa. Pelo menos não pra mim. Até porque eu DUVIDO que, se as coisas continuarem assim, não sejam lançadas versões desses dois jogos pro 360 também. Dragon Quest IX foi só o primeiro mega-desfalque da Sony. Virão outros.

E eu sigo me divertindo com o meu Zelda: Twilight Princess.

 
At 19/02/2007, 20:54, Blogger xxxxxxxxx disse aqui no GameReporter.org...

a retórica é verdadeira, o playstation 3 é um video game baleado desde o início, e é verdade também que a Gigante Sony projetou um video game que ainda nao demonstrou seu poder de força,(concordando o ilustre autor), em detrimento das inovacoes "nintendo wii e xbox360, não houve inovações, contudo é um video game que tem muito a processar, mas que não há demanda das empresas de produção de jogos, pois, com certeza, e é o que está acontecendo, estão demorando muito para bolarem jogos imponentes desde a qualidade de jogabilidade e gráfica para o ps3. O play2 já é noticia velha sem ao menos explora-lo totalmente, seu potencial, sua força... ainda nao vi jogos que cheguem a explorar o limite gráfico do ps2, tomara, assim acredito que vá ser produzido, no entanto seu valor vai ser altissimo... se fossemos gerentes de marketing da sony, certamente fariamos o seguinte: uma produção em massa de ps3 e botasse para vender em grande escala, com valores reduzidos, para facilitar a compra, principalmente dos paises mais pobres, que sao consumidores assiduos do nome, saturava o mercado de ps3... depois os grandes jogos, lançaria as grandes produções, então, teria uma grande vantagem em relação à concorrencia, que tem os videos games com preços relativos mas que estão vendendo como agua... e inclusive tem jogos muito bons.. somos amantes dos games da sony, contudo, contra os valores altos praticados pelas empresas para revenda ao mercado!! quer ganhar dinheiro, venda muito, com qualidade e preço acessivel...

 
At 20/02/2007, 11:25, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Meus caros colegas, tudo bem?!
Eu gostaria de lembrar a todos que o PS3, o Xbox360 e o nintendo Wii são apenas !!!!!BRINQUEDOS ELETRÔNICOS!!!!! e falar para vocês não se matarem pelo fato de não poderem ter um dos 3!!!!!
Quem pode, pode, quem não pode se sacode!!!!! auheuhehuaeuhaueuhaeae...
Pra você ter um PS3 ou um Xbox é preciso antes ter uma HDTV de 32 polegas ou mais, como a minha de 42, porque se for para pagar 4.000 num BRINQUEDO ELETRÔNICO tem que ser para explorar ao máximo sua capacidade, não dá pra comprar um PS3 pra ficar jogando numa TV de 21 polegadas das Casas Bahianas!!!!!
E não tem discursão a respeito da capacidade do PS3 ou do Xbox360, primeiro porque o Xbox360 vira uma "frigideira" depois de algumas horas de uso e NÃO TEM METAL GUEAR para Xbox360!!!!!
NÃO SE COMPRA UM VÍDEO GAME APENAS PELO SEU HARDWARE, MAS PELO O QUE VOCÊ VAI JOGAR NELE, ONDE VAI JOGAR ELE E COMO VAI JOGAR ELE!!!!!
Isso é apenas um BRINQUEDO ELETRÔNICO, isso não é a coisa mais importante da sua vida, ou pelo menos não era pra ser, existem outra coisas no mundo além de um vídeo game como mulher, futebol, amigos, ele é apenas uma forma de entretenimento digital, se você não quer telo ou não pode vá pular de pára-quedas, andar de Kart, jogar truco, paintball, pega-pega, ou pescar, vá ao cinema ou simplesmente se mate, porque eu vou pegar o meu PS3, jogar na minha TV de 42 com mais 3 amigos num domingo comendo churrasco, winning eleven, metal guear, GTA 4, Def Jam, Need for Speed...
Flw, [ ]'s.

 
At 25/02/2007, 13:23, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Eu achei um PS3 com HD de 60 por R$ 2.400 a 25 minutos da minha casa. Foi só tirar a parte do Lula e pronto, problema resolvido. Também tem como pagar em 12x de 200, até um aposentado do INSS pode comprar um PS3!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Flw, [ ]'s.

 
At 02/03/2007, 20:24, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

O debate é interessante. Ainda semana passada eu postei em um famoso forum da internet um ponto de vista em que eu informo sobre a pequena venda do Virtua Fighter 5 no Japão (apenas 30.000 cópias vendidas) e o destino do PS3 se nada for feito para contornar os problemas e recebi algumas críticas, alguns me chamando até de ser contra o console da Sony, quando na verdade eu queria dizer apenas que o PS3 não era (e não é) a maravilha alardeada por muitos fanáticos. Até o momento não tem um único jogo que possua qualidade superior ao Xbox360 e parece que não terá tão cedo. Lá fora a discussão envolvendo os consoles é mais técnica e mais adulta, enquanto que em terras tupininquim o que prevalece é a paixão e a defesa cega, só porque alguns sonham em comprar um PS3 na Sta Ifigênia a R$500,00 e parar em um camelô e levar um 'brurrei' por 10 pilas.
É isso aí, galera!
Psergio

 

Postar um comentário

<< Home

n