15.2.07

TILT online: 10 anos sem sair de cima

Conheça um pouco sobre o começo da TILT online e o que pretendemos fazer de agora em diante

Por Renato Degiovani

Foi na manhã dia 15 de fevereiro de 1997, meio apreensivo e com muita expectativa que levei até a sede do provedor de acesso a internet (recém inaugurado na cidade) um disquete com os arquivos da TILT online. Meia dúzia de páginas, algumas gifs, propaganda dos jogos comercializados pela PRO KIT e mais nada.

Como já estava previamente combinado com o pessoal técnico do provedor, fui até a sala do servidor, criamos uma pasta no HD e transferimos o conteúdo do disquete. Pronto, entrava "no ar" (ou melhor, no ciberespaço) o primeiro site brasileiro dedicado à criação de jogos. Era algo totalmente novo, mesmo para quem já estava calejado de atuar no mercado editorial de programação, de desenvolvimento de jogos e principalmente de experimentos com a leitura em meio eletrônico.

Foi por volta de 1984, com os primeiros experimentos do videotexto, que pude ter acesso ao conteúdo eletrônico. A interface para leitura era ainda precária, em função da baixa qualidade dos televisores da época (não existiam os monitores como os conhecemos hoje e todo computador era, de um jeito ou de outro, ligado a uma televisão).

Na mesma época iniciei as tentativas de distribuir conteúdo via fita cassete. Mais tarde vieram os disquetes de 5 1/4, os de 3 1/2 e os CD roms. Paralelamente experimentei a criação e distribuição de conteúdo eletrônico via BBS, uma espécie de ensaio para o que seria mais tarde feito na internet.

Durante os últimos 6 meses do ano de 1996, planejei cuidadosamente como adaptar toda aquela experiência com mídia eletrônica para a nascente web, com suas páginas HTML e as possibilidades de distribuição por download para os jogos e programas. Um mundo novo estava se abrindo e enterrando para sempre o modelo de publicação de programas por listagem dos fontes (modelo esse que já se mostrava impraticável no final dos anos 80).

Nesses 10 anos evoluimos bastante. A TILT cresceu em quantidade e qualidade, lançando apenas 4 meses após a sua criação o club TILT. Junto com ele, talvez pela primeira vez no Brasil, o conceito de conteúdo original pago ("crime" este pelo qual recebo críticas até hoje).

Do que foi planejado lá em 1997 somente uma coisa não consegui realizar plenamente: uma maior dedicação e tempo ao desenvolvimento de adventures.

É esse justamente o compromisso que assumo para os próximos 10 anos: de agora em diante, além do conteúdo normal, os adventures serão prioridade na TILT. Principalmente dentro do novo modelo de jogo interativo, participativo e online.

Para marcar bem o compromisso, iniciamos agora o remake do Serra Pelada, junto com o novo release do editor de adventures interativos (1.0k). Em breve todos os nossos adventures estarão disponíveis neste novo formato.

:: Para saber mais, acesse: TILT online

Adicionar esta notícia no Linkk
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org

n