GAMEREPORTER
29.4.07
27.4.07
Aprenda a fazer jogos em 10 anos
Por Divino Leitão, publicado no Tilt Wiki
Trata-se de um artigo traduzido onde o autor define que o prazo ideal para se aprender a criar jogos de computador seria de 10 anos, li com atenção tanto o texto quanto os comentários e não posso deixar de concordar - em parte, pois considero 10 anos pouco para aprender qualquer coisa - com alguns conceitos mas me aborreci um pouco com os argumentos e a tendência a verdade absoluta que o texto pretende levar, sendo assim decidi escrever minha própria opinião sobre o processo, levando em conta a minha experiência pessoal nesta área e as observações de acompanhar a experiência de diversos outros programadores de jogos que EFETIVAMENTE criaram jogos, tenham ou não estes se transformado em um produto, pois o processo de criação e o de produção são ítens absolutamente distintos.
O prazo de 10 anos para aprender a criar um jogo de computador considero, particularmente, curto, mas ofereço ao criador - a título de compensação - a oportunidade de usar toda sua experiência de vida como curriculum.
Aos 5 anos de idade aprendi as primeiras técnicas de animação em um curso intensivo proporcionado por um pequeno livrinho com desenhos de Hanna & Barbera. Nestes livrinhos havia alguns desenhos no rodapé das páginas e meu pai me ensinou a folhear com os dedos e ver os personagens adquirirem vida em lindas animações, daí para deduzir que se fizesse o mesmo em outros livros poderia fazer meus próprios desenhos foi apenas questão de encontrar uma caneta.
A partir daí, pobre do caderno, livro, lista telefônica ou qualquer coisa em formato que permitisse paginar, pois seria imediatamente preenchido com bonecos-palito lutando espada ou com desenhos de carros seguindo por intermináveis estradas, saltando abismos, capotando, etc. Só não entendia porque as pessoas se incomodavam de ter seus livros e cadernos preenchidos com aquelas obras de arte e de tanto apanhar desisti de me tornar um futuro Walt Disney, mas tinha acabado de fazer um curso informal de animação 2D e passado com louvor.
E assim seguiu-se, tanto nas aulas tradicionais da escola quanto nas revistas Recreio ou na enciclopédia Tesouros da Juventude, não importa como mas de alguma forma estava me preparando para ser um programador de jogos.
Ou seja, aos 15 anos de idade posso dizer que já tinha feito o curso básico completo de programação de jogos de computador e foi exatamente nesta época que descobri que eles existiam. O local foram os Fliperamas, locais mágicos que na verdade me eram proibidos, mas de onde raramente saia e ficava fascinado com aquele mundo eletrônico. Meu primeiro projeto de construção de jogos foi uma mesa de fliperama que tinha luzes que piscavam, fazia barulhos (com campainhas) e usava uma bola de totó ao invés da bola de metal, impossível de conseguir naquela época. Os "flippers" eram toscos, movimentados com alavancas e não com botões eletrônicos, mas a mesa funcionava, a bolinha voava para fora de vez em quando e não marcava pontos mas foi um sucesso entre meus amigos.
:: Gostou? Continue lendo o artigo completo no Tilt Wiki
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
Nintendoooooo!
Algum comentário? Antes de mais nada, é bom dizer que este é um blog sério. Sim, muito sério. Mas olhar não custa nada.
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
Game nacional ajuda na alfabetização
Um jogo de computador criado na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP vai ajudar crianças com dificuldades de aprendizado no início da alfabetização. Por meio de um ambiente virtual em 3D, o jogo Ilha apresenta associações entre letras, palavras e imagens de uma forma atraente e divertida.
No jogo, as crianças usam o teclado para guiar um menino por uma cidade localizada numa ilha. “Ele faz tarefas da vida social, como fazer compras, andar de ônibus, brincar em um parque de diversões”, conta o matemático Flávio Cezar Amate, autor da pesquisa. “Apesar de ser uma aplicação lúdica, os métodos de ensino permanecem implícitos e transparentes para as crianças”.
:: A fonte: leia a matéria completa no IDGNow!
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
26.4.07
Games clássicos: top 9 adventure
Por RoninBone, do Baldorium
Os jogos de adventure abaixo marcaram minha infância e adolescência, e mais do que me divertir, eles me ensinaram muito sobre como desenvolver uma história e a juntar as peças para resolver um problema. São eles:
9. Inherit the Earth: Quest for the Orb: não sei por que, mas os personagens, situações e trama me cativaram tanto que jamais esqueci esse adventure. O ponto alto é constatar porque o título quer dizer "herdem a Terra". Esse game era para ser o primeiro de uma trilogia, algo que nunca ocorreu.
8. Gabriel Knight: Sins of the Fathers: o primeiro adventure cheio de mistério e suspense que joguei. Sua história sobre vodu e seu clima mais adulto cativaram minha atenção. Pena que nunca cheguei a jogar as duas continuações...
7. Beneath a Steel Sky: misture a atmosfera de Blade Runner com a arte do quadrinista Dave Gibbons, sem perder o humor, e temos um clássico instantâneo. Até hoje não entendi por que algumas palavras eram escritas em capitulares. Preciso terminá-lo um dia... Baixe o jogo aqui, de graça, dentro da lei.
6. Legend Of Kyrandia 2: gráficos belíssimos (para a época), clima cativante, história divertida e o melhor, conseguiu superar em muito o original. Esse também dá para baixar. Recomendo jogar a trilogia inteira, todos os jogos têm um bom roteiro.
5. Full Throttle: a LucasArts foi uma grande produtora de adventures. Depois de alguns clássicos, ela inaugurou o estilo adventure épico, com grandes animações, jogos em CD e interface simples e intuitiva. A história de um motoqueiro em busca de justiça. Nada mais original, pelo menos em adventures...
4. Maniac Mansion - Day of the Tentacle: continuação de um dos mais clássicos adventures de todos os tempos, DOTT foi um dos (se não o mais) difíceis jogos que já enfrentei. Mesmo assim, suas maluquices, viagens no tempo e a possibilidade de jogar o Maniac Mansion original dentro do próprio DOTT, valeu os vários dias gastos para ver o final. Atenção para as inúmeras referências culturais sobre Guerra nas Estrelas.
3. Sam & Max - Hit the Road: sinceramente, se você não jogou Sam & Max, saia agora desde blog e dê um jeito. Baseado nos quadrinhos enlouquecidos de Steve Purcell, a dupla cachorro/coelho são os detetives mais carismáticos do mundo dos games. Foi a seqüencia mais esperada dos fãs de adventures, que finalmente está sendo lançada em capítulos.
2. Indiana Jones and the Last Crusade: se um game conseguiu superar a experiência emotiva de um filme, esse game é o Last Crusade. Dois motivos imperdíveis para jogá-lo: você É o Indiana Jones e você constrói a sua história paralela ao filme. Imperdível mesmo! Baixe-o aqui.
1. Monkey Island 2 - LeChuck's Revenge: para mim, o melhor que a série de quatro games já proporcionou. Humor impecável, cenários lotados de detalhes e um dos melhores vilões de adventures já criados. Era o Piratas do Caribe (atração) antes de existir o Piratas do Caribe (filme). E com um dos finais mais engraçados da história do gênero.
0. Indiana Jones and the Fate of Atlantis: chegamos ao hours concurs da lista. Em uma frase: o melhor filme do Indiana Jones que não foi filmado. E é sobre a Atlântida! Um dos poucos games que você não quer acabar, de tão bom. Ah, e já falei que você É o Indiana Jones?
Sentiu saudades? Procure alguns games, legalmente, no Abandonia. E para você, qual é seu top 9?
:: A fonte: o blog Baldorium
Marcadores: Clássicos
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
25.4.07
Second Life declara guerra a cambista virtual
A versão brasileira do programa Second Life, lançada nesta semana, permite que os internautas usem reais (R$) para comprar linden dólares (L$), a moeda oficial do universo paralelo - até então, a única conversão possível era aquela entre dólares norte-americanos e lindens, através de cartão de crédito internacional. Apesar da novidade, pode demorar até que a companhia nacional Kaizen Games responda por todas as transações feitas com moeda nacional no Second Life: para isso, ela terá de conquistar um espaço já ocupado por cambistas. Será que vai dar certo?
:: Mais: leia a matéria completa no G1
Marcadores: Second Life
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
24.4.07
Quem faz o que na produção de games
A paixão pelos jogos eletrônicos deve ser um importante requisito para quem pretende trabalhar na criação de games, mas é preciso levar o assunto a sério. Afinal, a indústria de games movimenta milhões de dólares em todo o mundo e tem grande potencial de crescimento nacional. "Quem entrar para brincar perde o jogo", diz o coordenador da pós-graduação em Games do Senac, Cláudio Bueno.
:: Matéria completa: leia no Yahoo! Notícias
:: Overmundo: o Brasil que faz games
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
20.4.07
God of War 2: alguns comentários
Confesso que levei um tempo para começar a jogar God of War 2. Um pouco pelo medo de me decepcionar com as fatídicas continuações dos grandes clássicos, mas tomei coragem e comecei o "trabalho" (é assim que chamo todos os games que inicio).
De cara Kratos está mais Kratos do que nunca. Em sua posição de Deus da Guerra, obtida após derrotar Ares no primeiro God of War, Kratos se revela mais impiedoso que seu antecessor. Soldados de Esparta estão em uma batalha em Rhodes quando um deles invoca aos céus a ajuda do "Deus da Guerra", que parte para aniquilar mais uma cidade, ignorando os apelos da Deusa Atenas e seu aviso de que seus atos revoltam os demais deuses do Olimpo.
Kratos desce gigantesco em Rhodes, mas... Uma águia pousa em seu ombro, lhe retira a energia de seu corpo, que volta a ficar no tamanho humano e ainda mais, o Colosso de Rhodes ganha vida e Kratos deve enfrentá-lo. Traído pelos deuses do Olimpo Kratos começa sua aventura... Aí, meus amigos, o melhor estilo God of War aparece. Batalhas impressionantes, cenários magníficos que exigem percepção do jogador e uma jogabilidade que supera o primeiro título nos deixa atônitos...
Tudo isso no primeiro ato, que termina com uma reviravolta incrível onde Kratos encontra em Zeus, o senhor do Olimpo, o seu algoz. Kratos é morto por Zeus, mas...
Bom paro por aqui pois a vontade de contar a história toda pode revelar supresas maiores ainda e espero que vocês, leitores do GameReporter.org as encontre. Ainda não terminei o "trabalho" mas vou em frente! E você, já terminou o jogo?
:: Mais God of War II: leia a matéria do Jocelyn Auricchio no Link
Marcadores: Resenha
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
19.4.07
Mulherada na Copa Mundial de E-Sports
O campeonato Electronic Sports World Cup, uma espécie de Copa do Mundo dos jogadores profissionais de títulos em rede, organizará pela quinta vez um torneio feminino de Counter-Strike.
De acordo com o site IGN, o campeonato de garotas acontecerá na grande final de Paris, dos dias 5 a 8 de julho, reunindo 24 equipes. Destes, 10 times convidados entrarão em uma liga contra 13 equipes vitoriosas de outros campeonatos internacionais e mais a campeã da edição passada, que tentará defender seu posto por mais um ano.
Os 13 times que venceram outros campeonatos virão dos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, China, Espanha, França, Holanda, Noruega, Rússia, Sérvia e Suécia. Times de outros países poderão disputar um dos dez convites se inscrevendo entre os dias 12 e 26 de abril por email (candidate@eswc.com).
:: A fonte: leia a matéria completa na Magnet
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
Fase de Donkey Kong feita com Post-It
Estudantes da University of California recriaram um estágio de Donkey Kong usando 6.400 Post-Its nas janelas de um edifício. A tarefa juntou um time de 10 pessoas que levaram aproximadamente 5 horas para completar o trabalho. Sensacional, não? (Via Gamehall)
:: Mais informações: detalhes sobre o projeto
:: Fotos: veja como foi o processo de construção
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
18.4.07
Sensacional: Ghosts’n Goblins em Flash
Para quem viveu intensamente os jogos dos anos 80, vai gostar de relembrar este jogo, que é um dos meus favoritos. Lembro que gastei muito dinheito em um fliperama perto de casa para tentar, sem sucesso, chegar ao final do glorioso Ghosts’n Goblins, ou simplesmente, Fantasminha, como era chamado o game perto de casa. A molecada preferia usar este termo do tentar pronunciar Ghosts’n Goblins, algo complicado até hoje, pelo menos para mim.
Pois bem, e não é que o Flavio Jarabeck, editor do Internet Drops, encontrou uma versão em Flash do jogo. Mesmo depois de 15 anos, ainda não consigo passar da segunda fase. Alguém aqui conhece o final do game? Vou continuar tentando. Comente no Fórum.
:: Para jogar: só clicar aqui e boa sorte
Marcadores: Clássicos
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
Homenagem aos games antigos
Vídeo sensacional com cenas de 115 jogos das gerações 8 e 16 bits. Uma homenagem de Chris Scullion, jornalista da Nintendo Magazine inglesa, aos seus jogos preferidos. Esses jogos sem dúvida alguma fizeram parte da infância de qualquer gamer que nasceu no final dos anos 70 e começo dos 80. (Via Oitobits)
Marcadores: Clássicos
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
17.4.07
Second Life sedia Big Brother virtual
A desenvolvedora de jogos Eletronic Arts (EA) e a Endemol, criadora do formato do programa "Big Brother", anunciaram ontem (16/4) uma parceria em um novo projeto, que pretende combinar os reality shows de TVs com a realidade virtual no Second Life.
:: Tudo aqui: leia matéria completa no G1 da Globo.com
: Mais: entenda como funciona a versão brasileira do Second Life
Marcadores: Second Life
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
Game é diversão e aprendizado
Cláudia Stippe é pesquisadora em tecnologia educacional. Foi pioneira no uso na tecnologia em aula e é gerente de tecnologia educacional do Grupo Klick e consultora da Microsoft. Ela falou sobre games na escola.
Como os jogos podem ser usados para reforçar o ensino?
Os games foram o primeiro suporte tecnológico. No começo usávamos até Mario, Lemmings e Carmen San Diego. Era para suprir a falta de softwares pedagógicos. Os games são até melhores porque os programas didáticos muitas vezes são reproduções de livros. Tudo que dá para fazer no papel, não precisa ser feito no PC.
:: Entrevista completa? Leia no Link do Estadão
:: Mais: Game cria solidariedade entre alunos
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
16.4.07
Revista Jogos 80
A revista eletrônica do hobbysta e do colecionador de videogames e de microcomputadores clássicos
De periodicidade bimestral e gratuita, a revista Jogos 80 tem como público alvo os apaixonados pelos videogames antigos, como Atari, Odyssey, Intellivision e ColecoVision, contudo também atende aos aficionados por microcomputadores de 8 bits: Apple, ZX-Spectrum, MSX, TRS-80, Commodore 64, Amstrad CPC e outros. A revista está disponível em PDF e você pode baixar 5 edições.
:: Jogos 80: clique aqui para baixar
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
13.4.07
Wii Transforms
A evolução dos consoles da Nintendo no melhor estilo Transforms.
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
Wiki para games nacionais
O grande Renato Degiovani acaba de lançar o TILTwiki, um wiki dedicado à produção brasileira de jogos para computador. O acesso às páginas é totalmente livre e gratuito. Para participar como colaborador e editor, é necessário fazer o seu cadastro no sistema (gratuito). Renato ainda manda um recado: sua participação é muito importante para o registro de nossa produção. Vamos lá?
:: TILTwiki: clique aqui para acessar
:: TILTonline: jogos em Delphi
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
12.4.07
Que tal 100 jogos online da Nintendo?
O site www.nintendo8.com permite que você jogue mais de 100 games do antigo Nintendinho de 8 bits (lembra?) sem precisar instalar nada no seu computador. Você não precisa instalar emuladores e baixar um monte de ROMs com todos os jogos. Basta clicar no link, aguardar que um Java carregue na página e pronto! Esse é mais um daqueles sites que cometem um atentado violento contra a produtividade dos funcionários das empresas. (Via Conteúdo.org)
Marcadores: Jogos Online
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
10.4.07
Os games forjam líderes?
Novos estudos demonstram como a geração do videogame transformará o universo corporativo em menos de dez anos, ao reproduzir as habilidades treinadas com um joystick nas mãos. A matéria que sinaliza para um estudo que está sendo tocado pela FGV-RJ questiona: até que ponto os jovens mais afeitos às disputas diante do micro ou do televisor respondem melhor aos desafios do que os que não gostam da diversão.
Trabalhos similares demonstram que há, sim, a construção de futuros profissionais ancorados em joysticks. Quer dizer, sua mãe agora tem a obrigação de te deixar ligadão, por horas, no seu PS2. Ou não?
:: Época Negócios: clique para ler a matéria completa
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
Como pensar um bom review?
Não-games são cada vez mais comuns no mundo dos games. Brain Age e recentemente o game flOw são bons exemplos de jogos que fogem das convenções normais e, portanto, exigem outros critérios na avaliação. O blog Jornalismo de Games indicou um artigo muito interessante que questiona os reviews de não-games pela mídia especializada, usando como motivação o review do site Eurogamer sobre flOw. Quem arrisca uma opinião? (Post do Fabão)
:: A excelente fonte: Jornalismo de Games
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
Gravata gamer: quem vai querer?
Era para ser apenas uma brincadeira de 1º de Abril, mas o sucesso foi tanto que o site ThinkGeek afirmou que vai realmente lançar a gravata. Style demais. Você compraria? (Via OitoBits)
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
Half-Real: Video Games between Real Rules and Fictional Worlds
Em Half-Real: Video Games between Real Rules and Fictional Worlds, Jesper Juul apresenta não somente uma nova definição para jogos (eletrônicos ou não), mas também uma visão original sobre videogames e como estes operam. Indo além da discussão "Ludologia x Narratologia", Juul equilibra os aspectos das 'Regras' e da 'Ficção' presente nos jogos, enfatizando como estes aspectos se relacionam.
Inspirado, o livro contém informações valiosas para designers de jogos, acadêmicos, jogadores e ao público interessados em novas mídias. Embora parte do conteúdo do livro possa ser encontrada em artigos previamente publicados por Juul na Internet (1), ela se encontra muito melhor acabada em Half Real.
Marcadores: Resenha
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
Pac-Man por dentro
Será que nosso amigo amarelo é assim mesmo por dentro? Veja os comentários feitos sobre esta imagem no Fórum do UOL Jogos.
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
9.4.07
Tiger Heli
Saudosistas de plantão, o Nes Archive publicou mais um excelente review. Desta vez, o jogo analisado é o grande Tiger Heli.
Marcadores: Clássicos
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
DVD Panoramas da Game-Educação
A Comunidade Gamecultura, a única comunidade gamer voltada a projetos, educação e cultura, inicia a produção de seu primeiro projeto conjunto, um DVD documentário que pretende mostrar toda a cena da game-educação no Brasil.
Com a preocupação de gerar conhecimento sobre game-educação, compreendida como a utilização de videogames na relação ensino-aprendizagem, os membros da Comunidade Gamecultura vão buscar essas informações por todo o Brasil, e em outros países também, a fim de produzir um video documentário de divulgação gratuita, sob a Licença Creative Commons.
Todo o conteúdo do DVD, incluindo seu roteiro e equipes de produção será produzido colaborativamente pelos membros da Comunidade. Quase todas as decisões são tomadas em conjunto, através de ferramentas como fórum, FAQ's, e mensagens. O site da Comunidade Gamecultura, que além de coletar e organizar esse tipo de conhecimento, também fornece serviços e ferramentas gratuitas de trabalho, estará gerenciando e fornecendo banda e espaço para os envios e trocas de materiais entre seus membros.
Cada estado brasileiro, se organizará em torno de um núcleo, que procurará fazer cumprir seus prazos e metas até a edição completa do material em junho deste ano. O lançamento do DVD está previsto para 20 de agosto deste ano, durante as atividades do III Seminário de Jogos Eletrônicos e Educação. Todo o conteúdo do DVD será disponibilizado gratuitamente na Internet.
Todos os membros da Comunidade Gamecultura estão convidados a participar, e as pessoas que tiverem interesse, precisam apenas se cadastrar gratuitamente e se integrar a uma das diversas equipes de trabalho. Quem vai participar?
:: Mais informações? Acesse a comunidade Gamecultura
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
8.4.07
Escola britânica substitui livros por PSP
Uma escola de educação infantil na Inglaterra usará o PlayStation Portable em sala de aula. Um colégio da cidade de Birmingham decidiu adotar a plataforma em lugar de livros didáticos e apostilas. Na opinião da direção do colégio, o console vai estimular as crianças a estudar mais. Será que isso vai dar certo? Opine!
Para adotar o PSP, o colégio desenvolveu um projeto pedagógico com a Sony, que está patrocinando a experiência. Os alunos vão rodar games sobre história, francês e geografia no console portátil. O PSP não poderá rodar jogos comuns.
Além disso, o colégio afirmou que está incentivando seus professores a criar podcasts e arquivos de vídeo que os alunos possam baixar no site da escola e carregar em seus consoles portáveis. (Via Gamehall)
Marcadores: Portáteis
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
6.4.07
Game nacional: conheça o Arqueiro Bow
Por Chico Matelli
O game nasceu da idéia de juntar os grandes conceitos de jogabilidade atual, ou seja, mesclar a alta velocidade das conexões de internet com os conceitos de jogabilidades dos games mais populares da web. Inicialmente se constatou que o que agrada a maioria dos usuários é a simplicidade do jogo e a facilidade em começar o game. Por isso mesmo, já na tela de 'loading', é possível ter uma amostra do que vai acontecer. Os usuários dos jogos online não esperam uma explosão gráfica, mas sim a simples diversão aliada com bons gráficos e principalmente, interatividade.
O jogo é grátis para qualquer usuário e não exige a cobrança de qualquer tipo de taxa dos jogadores, mas é provável que hajam itens e avatares pagos. Jogos que exigem cadastros normalmente são descartados pelos jogadores se não tiverem um forte apelo inicial, por isso o Arqueiro Bow permite que o usuário entre como visitante e jogue normalmente, mas quem se cadastrar pode participar do ranking dos melhores jogadores.
O game ainda é apenas uma demonstração pois não possui todas as suas funcionalidades. O jogador já pode entrar no jogo, desafiar e ser desafiado, sentir toda a emoção de um duelo de arco e flecha em tempo real com seu oponente e sentir o gosto da vitória depois de algumas flechadas. Mas o usuário ainda terá que esperar para ter acesso ao ranking, itens especiais, avatares e a uma gama de mapas interativos, como o novo mapa da neve que está em testes, no qual o jogador mais distraído deve ficar atento para não derrapar e cair nos buracos.
Arqueiro Bow não se utiliza do sistema de rounds, famoso em jogos de duelo online, como Gun Bound, mas sim da tecnologia de proxy, em que os dados são trocados continuamente entre os jogadores, o que faz com que exija um servidor dedicado. Mas como infelizmente o jogo não possui um, não podemos deixar acessível a versão multiplayer do jogo, mesmo ela já funcionando.
Descritivamente o jogo é simples e é controlado quase todo pelo mouse, para atirar basta clicar, e para andar a seta pra cima. O avatar segue sempre em direção ao ponteiro do mouse. As flechas podem rebater nas paredes e perder velocidade assim que são atiradas. No mapa de grama, há um lago no meio com uma ponte e um item no meio dela, onde jogador mais arriscado sairá detrás de sua muralha inicial atrás do item secreto, ficando exposto na ponte. Isso é só um exemplo dos elementes implementados.
Todavia desenvolvemos o modo de treinamente na qual o jogador combate bots programados para matar. Os bots ainda não são muito inteligentes, mas da para ter uma boa idéia do que o jogo virá a ser quando pronto.
Alguns dados técnicos: o jogo é programado em PHP5 e Actions Script2, ambos orientados a objeto.
:: Para jogar o Arqueiro Bow: clique aqui
Assim como Chico, você já fez algum game? Mande para o GameReporter para ser publicado aqui.
Marcadores: Game Nacional
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
5.4.07
Games e grana online
Cada vez mais gente ganha dinheiro em universos virtuais, como o Second Life. E isso estão revolucionando a economia mundial.
Não é exatamente fácil ganhar dinheiro on-line. O documentário Gold Farmers, acima, mostra o lado casca-grossa da "economia virtual": os gamers jogam em média 12 horas por dia, se alimentando mal e ganhando pouco. Mas todos se dizem satisfeitos. Qual sua opinião?
:: Matéria completa? Leia na Superinteressante. Clique aqui
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
Como podemos reviver o Sonic?
:: Leia tudo: ajude o Sonic antes que seja tarde demais
Marcadores: jornal gamer, sonic
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
4.4.07
Conselho de Miyamoto para a nova geração de desenvolvedores: "don´t forget to have a life"
Ou traduzido para o português: "não se esqueçam de ter uma vida". A entrevista com Shigeru Miyamoto publicada pela GamePro americana teve foco no lançamento do Wii nos EUA. Mas o que realmente chamou atenção foi o conselho do mestre para aqueles que querem ser desenvolvedores de sucesso.
- Plante uma grande chance: faça jogos e mostre-os;
- Aprenda a entender as críticas (você terá caminhões delas);
- E enquanto estiver na ativa, não se esqueça de ter uma vida.
Lembrem-se da história por trás de Zelda: seu amor por explorar o interior do Japão. Concorda com o pai do Mario?
Marcadores: Artigos, criação de jogos, Notícias
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
Os 10 games mais importantes de todos os tempos
Doom, Mario Bros e Tetris estão entre os 10 games que mais impacto tiveram no mercado mundial. Confira a lista completa.
Já foi o tempo em que videogames eram apenas distrações para filhos que não ouviam suas mães chamando quando o jantar era servido. Mesmo ainda vistos com certo preconceito por quem classifica a jogatina digital como perda de tempo, os games vão alcançando aos poucos o posto de expressão artística, sem dever nada a livros, filmes e músicas.
Além do poderoso mercado de consoles, que tem Sony, Nintendo e Microsoft, disputando a preferência dos entusiastas, games em celulares e smartphones e redes sociais online atingem os gamers corriqueiros. Leia a matéria e diga: você concorda com a lista?
:: Mais: leia a excelente matéria do Guilherme Felitti no IDG Now!
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
3.4.07
Clássico: Kunfu Fu para NES
O NES Archive publicou um review muito interessante sobre o clássico Kung Fu de 1984, ou seja, um game com mais de 20 anos. Ler reviews novos, sobre jogos antigos, é um passatempo muito legal e quaaaaaaaaaase surreal. Concorda comigo? Vale o clique.
:: NES Archive: review Kung Fu
Marcadores: Clássicos
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
2.4.07
Games para te deixar nervoso
O título acima já diz tudo. Esta página apresenta uma seleção com mais de 30 games bem irritantes. Mas nem todos tem o poder de te deixar nervoso. Alguns são bem engraçados. Vale a pena testar todos.
:: Games irritantes: para jogar, clique aqui.
Marcadores: Jogos Online
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
Second Life: 5 mil Lindens Dollares em prêmios
Patou Dumont, cineasta brasileira, radicada no SL, promove mega-festa de inauguração do Blog Second News! Brasil. O evento, que acontecerá no dia 7 de abril, sábado, a partir das 17 horas contará com a presença de dois famosos djs, além de uma ³caça a coroa² no castelo medieval que sediará a festa: 66 coroas com prêmios de 50, 75 e 100 Linden Dollares num total de 5 mil Lindens estarão espalhadas pelo castelo, possibilitanto a pessoa que achar a coroa premiada a ganhar o prêmio instantaneamente.
Apesar do cenário medieval a festa não será temática, ficando os avatares a vontade para dançar, paquerar e ganharem muitos premios. O convite esta disponível na sede do Second News! Brasil, em Picturesque (151,185,33).
O blog brasileiro sobre o SL que contrata jornalistas virtuais (com um cachê de 250L$ por artigo publicado no site) o Second News! relata a moda, cultura, artes e comportamento dentro do SL. Patou Dumont e seus colaboradores JoseFranco Fisseux, Helio Gausman,LucioLoureiro Pessoa e Ananda Valeeva trarão diariamente dicas de lugares e avaliações dos principais points, baladas, museus, locais pitorescos e interessantes, dicas de como jogar melhor e outras novidades.
:: O blog: Second News! Brasil
Marcadores: Second Life
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
Download: Bionicle Heroes
Uma aventura épica na misteriosa ilha de Voya Nui onde você vai lutar, descobrir e explorar suas selvas, vulcões e desertos na tentativa de sobreviver. Os jogadores terão que melhorar as armas e os poderes elementares de cada Bionicle para derrotar o Piraka e resolver os desafios desse universo único e interativo do Lego.
:: Gostou? Para fazer o download, clique aqui
Marcadores: Download
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
A era pré ocidental
Os primeiros lançamentos para Famicom. Para ler, clique aqui.
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
Dactar 007
O Dactar 007, fabricado em 1984 pela Milmar, é um dos consoles mais interessantes e desejados pelos colecionadores do mundo. No ano do Grande Irmão, diversos “cases” em madeira ou couro foram lançados para acomodar os aparelhos como o Atari e seus similares, porém a Milmar decidiu por montar o circuito diretamente em uma maleta, fazendo com que o aparelho ficasse embutido perfeitamente no case.
A tampa da maleta podia ser retirada, evitando que atrapalhasse caso o aparelho estivesse posicionado em frente da televisão. Nesta mesma tampa, 4 cartuchos podiam ser acomodados, dando ainda mais comodidade ao seu transporte.
As fotos acima, foram divulgadas pelo José Agripino na lista Canal-3. Mais informação sobre o Dactar 007 você pode encontrar no site Classic Gaming. Quem aqui teve um videogame desse?
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org