17.3.06

Privacidade e segurança em LAN houses

Usuários descuidados dão a deixa para serem sacanaeados em LAN houses

Por Rodrigo Martin

Parece brincadeira, mas ainda é imenso o número de pessoas ingênuas na Internet. Enquanto uns se policiam demais, evitando até fazer compras pelo cartão em sites confiáveis, outros esquecem que o mínimo de segurança é importante se você espera privacidade na Internet.

Nem me refiro aos que criam senhas idiotas como datas de aniversário ou o sobrenome, nem aos que acham que a pergunta secreta mais inteligente é "Qual o nome do meu cachorro". Estou me referindo às pessoas que usam computadores públicos sem o menor cuidado.

Faz algum tempo está disponível o ICQ Lite, uma versão mais enxuta de um dos programas mais famosos da rede, e faz tempo também que eles estão presentes nas máquinas de LAN houses. Bem como o Windows Messenger, que já vem instalado nos novos sistemas. Basta entrar em qualquer LAN house para ver pessoas usando programas de comunicação no intervalo de jogos.

Natural, é um bom jeito de descansar a cabeça do ritmo agitado de jogos rápidos como Unreal Tournament ou Counter Strike. Mas algumas pessoas se esquecem que não estão em casa e deixam ligada a opção para salvar a senha, o que permite que qualquer um acesse a sua conta e converse com seus amigos.

Duvida? Entre na LAN house mais perto da sua casa, abra o ICQ Lite e procure na lista de números algum que tenha ativado a opção "Lembrar Senha". Achar um programa sem ao menos uma senha salva é mais fácil do que achar um computador sem o Counter Strike instalado.

Não vou mentir. Eu já me diverti muito com senhas no ICQ dos outros e recomendo que façam o mesmo para que, um dia, todos aprendam que deixar senhas gravadas é tão estúpido quanto deixar um recado no computador com ela. E pior ainda, fazer isso em um "computador público".

Agora, se você quer saber como proteger sua privacidade em LAN houses, vão aí sete dicas importantes:

1. NUNCA deixe uma opção de salvar senha, seja em messengers ou sites

2. Limpe o Histórico, os cookies e os arquivos temporários do Internet Explorer (todas essas opções estão disponíveis a partir do menu Ferramentas / Opções da Internet / Geral)

3. Esqueça que existe a opção Favoritos no navegador. Não salve nada lá, você raramente usará essa máquina depois, e se for usar outras pessoas também o farão

4. Para privacidade enquanto você estiver na máquina prefira as encostadas na parede, de preferência nos fundos da loja

5. Certifique-se que as opções de salvar Histórico do ICQ estão desabilitadas, através do menu Preferências no botão Principal

6. Apague a pasta que o programa cria dentro da pasta ICQ Lite em documentos (no WindowsXP ela fica em C:\Documents and Settings\usuário\Meus documentos\ICQ Lite\) que tem o seu número de ICQ

7. Reclame com as pessoas que estiverem tentando ler o que você escreve ou os sites que você visita sobre seus ombros, prática comum de quem não tem o que fazer e está apenas "passando o tempo”

Adicionar esta notícia no Linkk
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org

n