16.3.06

Já conhece no mundo de Tibia?

Por Rodrigo Martin

Um aventureiro, uma taverna, magia, um mundo misterioso a ser explorado em busca de tesouros. Nada disso é muito novo, mas mesmo assim o jogo de RPG online, Tibia, faz muito sucesso. Talvez por causa de seu pequeno download, com menos de 10 MB, ou então por ser gratuito, o jogo tem diversos adeptos e grande parte deles no Brasil.

Em um dia de semana, no período da tarde, o jogo chega a ter mais de 25 mil usuários online (sendo que o game já passa de 100 mil registros) em servidores voltados para o público americano, alemão e também, brasileiro. Um mundo inteiro só para jogadores brasileiros, o que não quer dizer, infelizmente, que ele seja em português ou tenha apenas jogadores do Brasil.

Jogar Tibia exige um mínimo conhecimento em inglês, o que pode ser um empecilho para alguns, mas não para a maioria dos jogadores de hoje, já acostumados com a língua que domina a Internet.

Praticamente um clássico, Tibia peca um pouco na quantidade de classes de personagens, que no jogo são chamados de vocações. Você pode escolher entre apenas quatro "profissões" para seu personagem: cavaleiro, paladino, druida ou mago.

As vocações

Se você pensa que logo de cara vai escolher o personagem que você quer ser no game, está muito enganado. Você terá que matar muitos ratos para isso. Aliás, ratos serão seus primeiros inimigos e durarão até que você passe do nível 8. Portanto, é necessária muita paciência.

Eles habitam os porões da cidade e estão prontos para serem pegos. Mas, com tanta gente jogando, prepare-se, pois vai demorar para que você evolua a ponto de escolher sua profissão e sair do vilarejo.

A academia é o lugar onde você começa a mudar o seu destino dentro do jogo. Você define se entrará na pele de um cavaleiro, paladino, mago ou druida. Todos são dotados, em maior ou menor nível, de poderes mágicos e possuem vantagens e desvantagens.

Prós e contras

Diversos fatores, além dos já citados, tornam o jogo divertido. O maior deles talvez seja a infinidade de objetivos. Por não ter um único, o jogador não tem como acabar o jogo.

Os mapas são extensos e cada personagem pode evoluir indefinidamente. O primeiro passo é encarar os 8 níveis de matanças de ratos, coelhos e veados, que podem ser entediantes e fazer com que o jogador queira desistir.

A media que seu personagem evolui, o mesmo acontece com suas magias e aos poucos, ele se torna mais poderoso.

A possibilidade de trocar mensagens privadas com jogadores e também se organizar em guildas (alianças), tornando o Tibia mais que um jogo, mas um lugar para fazer amigos e passar boas horas de diversão.

Se você acha que é apenas chegar e sair matando, está enganado. Além das regras que tentam prevenir que o Tibia seja uma completa anarquia, você mal saberá o que fazer nos primeiros passos, tendo que contar com a ajuda de jogadores mais experientes ou muito treino.

Como jogar então?

Baixe o game no site do Tíbia [http://www.tibia.com] e se registre. O mundo Tenebra é um servidor nacional e suas chances de conversar em português serão maiores.

Você pode jogar o Tibia gratuitamente, mas se você quiser mais áreas para explorar, novas magias, casas alugadas, um mundo diferente ou maior personalização da conta, você pode virar um jogador premium, basta pagar por isso.

Para entrar no mundo de Tibia você precisará de três coisas: um computador, uma conexão e um email para se registrar.



Conheça as regras do jogo

Para diminuir a chance de problemas em seus servidores, a CipSoft delegou poderes à "gamemasters", pessoas que podem penalizar, banir e até mesmo deletar contas.

Tome cuidado para não errar, aí vai a lista do que não é permitido:

1 - nomes: (a) ofensivos, racista, sexistas, de extrema direita (Hitler, por exemplo) ou ofensivos. (b) com partes de frase ou caracteres aleatórios como "Sdfghfdsg", (c) nomes que nada tem a ver com alguém, de celebridades ou de países, (d) nomes criados para se passar por outro jogador

2 - frases: (a) insultos, racismo, extrema direita, sexista, agressão ou frases ofensivas (b) "flood", repetir uma frase igual diversas vezes, ou uso de spam, (c) tentar vender itens por dinheiro de verdade ou fazer outro tipo de propaganda, (d) outra língua que não seja inglês em um canal do jogo ou fórum, (e) incitar a violação das regras de Tíbia

3 - trapacear: (a) explorando bugs do jogo para duplicar itens, (b) abuso intencional de problemas durante o jogo, como por exemplo, obstruir a passagem de um outro jogador com objetos ou outras personagens, (c) uso de macros, (d) manipular o jogo ou usar aplicativos extras para jogar, (e) tentar roubar a conta de outro usuário, (f) jogar com duas contas ao mesmo tempo, (g) troca de usuários

4 - gamemasters: (a) ameaçar um gamemaster por sua atitude como gamemaster, (b) fingir ser um gamemaster ou tentar influenciar na decisão de um deles, (c) mentir para um gamemaster sobre violação de regras

5 - matar jogadores: (a) matança de personagens que não estão marcadas com uma caveirinha. Matar personagens marcados não é razão para banimento

:: Links úteis
Site oficial (em inglês): http://www.tibia.com
Site brasileiro: http://www.tibiabr.com

Adicionar esta notícia no Linkk
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org

5 Comentários

At 16/03/2006, 15:15, Blogger tiago disse aqui no GameReporter.org...

Belo trabalho Doleminho, mas tenho que deixar registrado aqui a minha opniao:

Tibia é muito RUIM!

Joguinho feito no PaintBrush =P

 
At 16/03/2006, 16:07, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Tibia pode ser considerao jogo ? també acho que foi feito no paint, o meu celular tem jogos com qualidade muito superior, em tudo , grafico jogabilidade e diversão, o jogo é muito ruim

 
At 19/03/2006, 19:28, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Francamente, nao entendi por que o foco nesse jogo se ele nem chega a ser brasileiro.
Qual MMORPG atual nao tem capacidade de criar uma comunidade ativa, com amizades e inimizades, sem precisar regredir a PAINT pra isso? Desculpe-me, mas me ofendi vendo um incentivo a jogos desse tipo de qualidade p/ a populaçao brasileira. Mas é claro, existem os que gostam e respeito isso, porem tenho um PC e quero me divertir usando ele ao maximo, assim que penso.

 
At 14/04/2006, 12:24, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

eu adoro tibia para mim computador não presta sem tibia,cs e mu

 
At 14/04/2006, 12:25, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

isso é onda né?

 

Postar um comentário

<< Home

n