Mimetismo Cinético
Chris Bateman escreveu um belo resumo sobre a história do que ele chama de Kinaesthetic Mimicry, ou Mimetismo Cinestético (ou Cinético, para simplificar).
Para ele, transmitir os movimentos naturais do jogador para dentro dos jogos é algo almejado pela indústria dos videogames há muito tempo, e só com o lançamento do Wii este objetivo foi plenamente alcançado.
(...)
Definitivamente é muito divertido ver seus movimentos interferindo em uma simulação e provocando respostas dela, mesmo assim vale a pena se questionar: será que é mesmo mais interessante o Mimetismo Cinético do que a simplicidade de apertar um botão? De acordo com Ian Bogost o apertar de botão permite que o jogador se concentre nos eventos do jogo e esqueça os aparatos físicos.
Não gosto de fazer previsões, mas acredito que o sucesso desse novo modelo de interação vai dividir a indústria dos games em dois lados: um grupo que está preocupado com a forma de interação, e que explorará até a exaustão novos jeitos de se usar o input cinético, e outro preocupado com o conteúdo da simulação...
:: Leia mais: confira o restante do artigo no Hipergame.
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org
0 Comentários
Postar um comentário
<< Home