12.1.07

Em busca de tesouros e games perdidos

"Em Busca dos Tesouros" (EBdT) é um jogo totalmente desenvolvido no Brasil, lançado em 1986 para o microcomputador Sinclair ZX-81 e compatíveis nacionais (TK-82C, TK-83, TK-85 e CP-200S). Inspirado pelo sucesso “Pitfall!”, criado por David Crane para a Activision em 1982 e lançado para o Atari 2600, o EBdT foi escrito ao longo de dois anos pelo então adolescente Tadeu Curinga da Silva, e vendido pelo correio (em fita K-7 ou listagem para digitação) pela primeira revista brasileira sobre microcomputadores, a Micro Sistemas.

O jogo em fita K-7 custava Cz$ 120, o equivalente a cerca de R$ 40 hoje em dia, e a listagem impressa, Cz$ 50, o que dá cerca de R$ 18 (valores corrigidos pelo IPC-A). O EBdT surpreende pela qualidade gráfica (levando-se em conta as imensas restrições da arquitetura para o qual foi desenvolvido), pelo tamanho (o jogo possui 313 telas diferentes e 15 inimigos com diversos padrões de movimentação) e pela imensa dificuldade – o que levou à versão com vidas infinitas, também disponível neste link.

Após ter desaparecido por mais de 15 anos, uma fita K-7 com o jogo foi recuperada pelo colecionador Kelly A. Murta. O autor do jogo, Tadeu Curinga da Silva, foi encontrado em 2006, e gentilmente permitiu a distribuição do jogo pela Internet. Além disso, ele também cedeu um caderno com o código-fonte original, completo, escrito à mão, que logo será disponibilizado aqui.

:: Gostou e quer jogar? Clique aqui: Em Busca dos Tesouros

Marcadores: ,

Adicionar esta notícia no Linkk
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org

2 Comentários

At 13/01/2007, 02:38, Blogger tiago disse aqui no GameReporter.org...

nossa.. esse eu não conhecia!
sensacional.

 
At 15/01/2007, 08:27, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Mesmo que eu não tenha vivido em tal época peguei os monitores padrão verde.
Mas o mais interessante é alguém recuperar algo tão valioso e ainda encontrar o mestre que o desenvolveu.
É bom encontrar pessoas assim.
Parabéns!

 

Postar um comentário

<< Home

n