9.1.07

Criando jogos de RPG

Quantas vezes você não segurou aquele controle cinza com botões roxos, colocou a fita do Chrono Trigger e pensou: eu queria fazer um jogo assim. A maioria dos fanáticos por jogos de RPG eletrônicos sempre tiveram uma vontade, mesmo que escondida, de criar seus próprios jogos de RPG. Poder montar aquela cidade especial, aquela dungeon, aquele chefão... em geral, juntar todas as idéias que você teve jogando todos aqueles clássicos, como Final Fantasy, Breath of Fire e Fire Emblem e montar seu próprio jogo. Baseado nessa idéia e nesta vontade, surgiu o RPG Maker. O programa não é novo.

A série RPG Maker, conhecida no Japão como "Tsukuru Series" ou "Tkool Series", existe desde os anos 80. As primeiras versões surgiram no MSX e vieram aparecendo nos consoles aos poucos. No meio dos anos 90, surgiram versões para o Super Nintendo, Game Boy. Mais tarde, surgiram as primeiras versões para Windows. Depois, versões para Playstation, Playstation 2 e Gameboy Advance também deram as caras.

O RPG Maker nada mais é que um criador de jogos de RPG. Ele segue os moldes dos famosos programas "click'n'create" e não requer nenhum tipo de conhecimento avançado dos seus usuários. Para criar um jogo, basta ter um pouco de imaginação e muita criatividade, além de uma história na cabeça. O programa vem com um "pacotão" de gráficos, músicas e efeitos sonoros prontos para serem usados nos jogos, o que facilita a vida dos usuários. Esse pacotão chama-se RGSS-RTP. Sem ele, não é possível começar a utilizar o programa.

Além de ser um software ideal para usuários sem muita experiência em informática, o RPG Maker também pode ser utilizado por usuários avançados e por usuários que desejam algo mais do programa. Embutido, existe um editor de scripts, que permite que o usuário altere qualquer aspecto da engine dos jogos desenvolvidos com o RPG Maker. A linguagem de scripts utilizada é o Ruby Game Scripting System (RGSS), baseado na famosa linguagem Ruby.

As versões para Windows são, em ordem cronológica: RPG Maker 95, RPG Maker 2000, RPG Maker 2003 e RPG Maker XP. Desde que os programas foram traduzidos e espalhados na internet, comunidades do mundo inteiro foram aparecendo e desenvolvendo jogos. Aqui no Brasil, o programa é utilizado desde a versão 2000. Atualmente, a comunidade brasileira de RPG Maker, formada por alguns sites como Castelo RPG e RPG Menace, utiliza os programas nas suas versões 2003 e XP e fornece aos usuários vários tipos de recursos que auxiliam na criação dos jogos, como tutoriais, resources (gráficos, sons e músicas), scripts (scripts prontos que podem ser inseridos nos jogos, alterando algumas funções) e utilitários. E, de quebra, você pode divulgar seu projeto nos sites da comunidade brasileira.

:: Para saber mais sobre o RPG Maker: visite o Castelo RPG

Marcadores: ,

Adicionar esta notícia no Linkk
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org

5 Comentários

At 09/01/2007, 19:17, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

ahh, excelente programa ! uso desde q eu era mais novinho.. devia ter uns 11 anos, usando o rm95.. hoje q faço faculdade nem tenho muito tempo... mas ainda sim faço uns joguinhos pra galera aqui da facul.. gostei bastante desses sites, já comecei a baixar alguns guias pra esclarescer umas dúvidas que tenho desde pequeno XD

programa mto legal, recomendo

 
At 12/01/2007, 08:53, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Eu recomendo o prgrama tambem, e recomendo a Castelo RPG para quem gosta do prgrama!
Sou um membro ativo da comunidade e posso ajuda-los com o rpg maker 2003, e muitos membros terão prazer de tirar suas dúvidas :D !
Valeu!

 
At 22/05/2007, 10:45, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Sim adoro este programa, pod ser fazr muitas coisas boas, acho que poucas pessoas entende o potencial deste programa, porem o site Castelo RPG ter sumido assim, derrepente, por favor se alguem tiver alguma informação e-mail-me jackill89@hotmail.com, sou um grande fan de RPG e adoro a ideia de criar meus proprios, queria poder fazer mais pelo castelo e outros sites...

 
At 10/07/2007, 17:45, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Eu nao so do tempo do crono triger mas adoro rpg sou de 95 mas jogo nos emuladores so keria saber de k consola e o breath of fire

 
At 11/10/2007, 17:11, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Caso queiram saber tudo de rpg maker, entrem neste site, é o maior site de rpg maker do mundo:

wwww.jogosrpg.com.br

Flw!

 

Postar um comentário

<< Home

n