23.12.05

Coluna: Enduro e suas lendas

Alguém conhece quem tenha chegado ao final desse clássico jogo do Atari?

Por Dolemes

Vamos começar esta coluna com uma simples pergunta: os episódios dos jogos de Atari tinham um final? Muitos dizem que sim, outros dizem que não. Deixarei esta pergunta no ar, pois ainda preciso ir em busca das respostas.

No auge do Atari 2600 no Brasil, os cartuchos não eram nada baratos, mas todos que possuíam uma dessas "belezuras", tinham que ter o mais famoso game de corrida de todos os tempos: o Enduro, lançado em novembro de 1983.

O objetivo do jogo era bem simples: ultrapassar um número definido de carros em 24 horas. Claro, eram 24 horas virtuais, calculadas no próprio jogo. O dia de corrida era marcado por trechos de sol, de neve, sob neblina, ao anoitecer, e sem dúvida pelo dificílimo trecho noturno, percorrido dentro de um túnel.

Neste jogo, seu carro não era destruído logo após um choque com outro. Você simplesmente perdia algumas posições. O jogo foi tão bem planejado, que nem a própria Atari conseguiu desenvolver um outro jogo de corrida tão bom quanto este. Podemos dizer, sem nenhum medo de errar, que hoje o famoso Need for Speed Underground é um dois filhos deste celebrado game de corrida.

As lendas

Partindo da pergunta que eu fiz lá no começo, posso dizer que, pelo menos no Enduro, eu nunca cheguei no final. Sinceramente, o máximo que alcancei foi à sexta fase. Lembro-me que ao término da quinta corrida eu recebia o famoso troféu.

Porém, as lendas sobre o fim desse jogão são intermináveis. Cada um com uma história diferente e repleta de novidades. Sempre tinha alguém, em algum lugar, que conhecia o amigo de uma outra pessoa que tinha terminado o notório jogo. Mentira ou lenda?

Perto da minha casa, morava um garoto, cujo apelido carinhoso era "Asterisco", devido aos seus grandes olhos esbugalhados. Corria uma história pela vizinhança que o tal "Asterisco" havia "colocado fogo" na televisão da casa da mãe dele.

Segundo diziam, ele começou a jogar enduro às 9 horas da manhã e só foi parar às 19 horas, quando a televisão pegou fogo, de tão quente que já estava o velho trambolho da Telefunken. Ele já havia ganhado quatro troféus. Mentira ou lenda?

Uma outra lenda dizia que existia um bug no Enduro. Este bug fazia com que o jogo começasse do zero depois da décima fase. Agora, você conhece alguém que já chegou na décima fase deste jogo? Mentira ou mais uma lenda?

Existe também uma história, que diz que o visionário criador e atual CEO da Apple Computer, Steve Jobs, teria começado sua carreira no mundo da informática desenhando jogos para Atari. Segundo contam, Steve desenhou e programou o famoso Breakout. Agora, teria o magnata Jobs trabalhado também no desenvolvimento de Enduro. Alguns dizem que sim. Mentira ou mais uma lenda?

Em meio a lendas, mentiras e histórias mal contadas, existe uma legião de fãs que sempre que podem, jogam um pouco de Enduro em seus computadores, emulando o admirável jogo ou num relógio de pulso, que um amigo afirma ter tido um na infância. Agora, Enduro no pulso? Isso é uma mentira ou mais uma lenda?

Se você conhece uma dessas lendas e puder nos provar que elas realmente existem, mande um e-mail para mim. Tem meu e-mail lá no começo do blog. Se você tiver o tal relógio, mande uma foto para publicarmos aqui.

Publicado originalmente no BananaGames.

Adicionar esta notícia no Linkk
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org

4 Comentários

At 11/01/2006, 10:53, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Cara, o enduro não tem fim. Você pode jogar por dias e dias e dias e dias....

 
At 16/04/2006, 12:16, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

cara.. o que eu lembro na minha infancia foi de ter ouvido um tio meu viciado em enduro dizer q tinha somente 10 fases o enduro...

foi entaum quando tentei alcancar esta meta... o maximo q cheguei foi na 8 fase... quando minha mae acabou com meus sonhos tirando o fio da tomada e dizendo ... VC NAO VEM ALMOCAR NAO ... foi o fim do meu objetivo tracado ... nunca mais fui o mesmo...

hhehehehee

 
At 17/04/2007, 02:18, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

é verdade sim... eu passei da decima fase... a parada zera td de novo... a maior decepção .... haahahahah

 
At 12/06/2007, 06:07, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

NAO e verdade essa historia do decimo dia. Depois de ver esses comentarios aqui, fiquei curioso e resolvi jogar o Enduro. Ja estou no 12 dia. Nao notei diferenca desde o 9. O numero de carros e o mesmo. Vou continuar jogando e ver se acontece alguma coisa

 

Postar um comentário

<< Home

n