31.1.06

TILT online: e lá se vão 10 anos...

Por Renato Degiovani

Caramba, parece que foi ontem. Mas foi em 1996, quando a internet comercial (mais conhecida como web) começava a dar o ar da sua graça aqui pelas nossas bandas (não tão largas, na época) que eu me meti nessa aventura maluca, insana e totalmente desaconselhável para maiores de 17 anos, que era transferir conteúdo para a mãe de todas as redes: a internet.

Os 15 anos como editor da Micro Sistemas não tinham sido suficientes para matar a vontade de ver jogos brasileiros produzidos aos montes. Mais que isso, jogos sendo produzidos como divertimento, aprendizado e principalmente como forma de expressão: não há nada mais crítico no mundo dos bits e bytes do que um jogo do mensalão, do roubão ou do ladrãozão.

Então lá fui eu: abandonei o papel impresso e mergulhei de cara (digo, de dedos) neste novo universo. Mas claro, tinha que fazer algo ainda mais maluco, doido, insano e desaconselhável para maiores de 17 anos. Tinha que desafiar a lógica, o bom senso e toda a galera do "tudo di grátis" e fazer um site de conteúdo pago, até porque seria profissão e não passa tempo.

Um ano de planejamento, estudos, testes, produção de material, experimentação, noites sem dormir, computadores queimados e ainda em 1996 já era possível experimentar o que seria a TILT online. No dia 15 de fevereiro de 1997 entra oficialmente "no ar", pra valer. Foi o ano 1 da TILT e dalí em diante nunca mais paramos. Nem para trocar de hosting ou de servidor.

A idéia central do site sempre foi ensinar. Mas não ensinar como ser o máximo dos máximos ou fazer o próximo grande sucesso mundial no campo dos jogos, até porque nunca estive com essa bola toda. No máximo aprendi uns truques e uns macetes, como designer, para tornar real uma idéia divertida de como fazer um jogo. E jogo de computador, para nós aqui da TILT, vai do paciência do Windows até o Ralfi Laife 19, ou seja, jogo é jogo e tamos conversado.

Nesses 10 anos criamos muita coisa interessante. Jogos, joguinhos, quebracabeças, e-books especiais, projetos malucos que não deram em nada e adventures. Nossa menina dos olhos, afinal, jogar um adventure não é para qualquer um. Gostar então, nem se fala. Fazê-los, ufa, a gente que o diga. E o principal: criamos uma comunidade de amigos e de pessoas que curtem fazer. Brincar de fazer, fingir que sabem fazer e até mesmo alguns que conseguem ir além do simples fazer. Criamos algumas ferramentas de produção de jogos e colocamos todas à disposição dos leitores.

Ao longo dos anos, nossa preocupação foi sempre dar aos assinantes todas as facilidades que iamos encontrando, afinal, tempo é a coisa mais valiosa que todos nós temos e para ser divertido fazer é preciso ter tudo à mão. Coisa aliás que é ainda muito mal compreendida pelos internautas mais, digamos assim, afoitos. Então montamos uma biblioteca de sons, de imagens, de rotinas, de técnicas e principalmente de idéias. Mas sem tirar o gostinho do leitor de inventar em cima do material.

E fomos mais longe, lançando a idéia do jogo casual brasileiro como produto comercial distribuido via download, num movimento que juntou alguns autores e que hoje já enraizou por diversos estúdios de produção de jogos, aqui mesmo no Brasil. Transformamos alguns dos nossos jogos em produtos, como o Amazônia (o primeiro jogo comercial brasileiro), Aeroporto 83, Moscão Killer, Torpedo, Mago das Ervas, Eleições Presidenciais, Alien Virtual, The Game Producer (o único simulador de empresa de gamedev que se tem notícia em toda internet) e mais alguns projetos. Tudo à disposição do nosso assinante.

Enfim, entramos no ano 10 certos de que teremos, por baixo, mais 10 anos online. E para comemorar isso, no ano do aniversário do site, bolamos a promoção de assinatura de 1 mês, para aquelas pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer um trabalho que já vem sendo feito há exatos 25 anos, em prol da produção de jogos brasileiros. Estão todos convidados a conhecer a TILT online.

Aproveite a promoção

Você assina o club TILT por 1 mês, pelo valor de R$ 9,50 e desfruta de todo o conteúdo do site.

Para fazer a assinatura econômica basta você enviar um e-mail para tilt@tilt.net solicitando os dados para efetuar o pagamento ou ir na página da promoção para gerar o boleto, clique aqui.

Na sua mensagem, coloque no campo assunto (subject) "assinatura econômica" para que ela seja processada rapidamente. No corpo da mensagem indique onde você viu esta promoção (portal, lista, fórum, etc). O site que efetivar o maior número de assinaturas vai ganhar um presentão: 10 assinaturas anuais completas, para sortear entre seus leitores. Aê galera, ajude o GameReporter.

NOTA: esta promoção é válida até o dia 28/02/2006 e a assinatura dá direito apenas ao acesso ao club TILT.

Links relacionados:
10 anos no ar: TILT online
Mais Renato: entrevista

Adicionar esta notícia no Linkk
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org

4 Comentários

At 01/02/2006, 00:29, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

tava com cara de noticia até, mas é só chegar no final que a mascara cai, gostei da noticia até o negrito :)

 
At 12/02/2006, 12:03, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Conheci o Renato ainda na Micro Sistemas, quando ambos moravamos no Rio de Janeiro e chegamos a trabalhar juntos por uns tempos, depois, por descaminhos da vida ficamos alguns anos sem saber um do outro até que fui encontra-lo em um cinema de Ribeirão Preto, interior de SP, lembro do filme, MIB, eu saia e ele entrava.
Trocamos cartões e alguns dias depois ele foi me visitar em meu trabalho, era na época gerente do provedor Mandic.
Quando me falou da TILT ON LINE achei uma idéia tão boa que até pensei em fazer algo parecido, mas não voltado para jogos, adoro jogos mas não achava que fosse ter essa dedicação toda que o RD tem.
Nunca deixei de acompanhar a TILT nestes 10 anos, cheguei a colaborar com algumas coisas e considero um dos maiores points da Internet brasileira para quem se interessa por criar jogos.
Para quem pensa que é fácil ... tente encontrar um site de conteúdo que tenha durado 10 anos, são raríssimos e se procurar algum que não seja patrocinado por algum grande portal é ainda mais raro e embora isso não venha a ser uma vantagem é um exemplo do que se pode fazer com iniciativa e capacidade.
Só posso dar parabéns ao Renato e a Tilt por estes 10 anos em que não só o empreendimento cresceu, mas o filho dele (que ele levava para assistir MIB) também cresceu e se tornou um expert em criação de games, tornando-se braço direito do pai na TILT, orgulho que muitos gostariam de ter.
E só posso lamentar o comentário anônimo anterior a este, onde alguém confunde uma promoção com sabe-se lá que tipo de máscara e na incoerência de seu texto diz que gostou até o momento em que foi convidado a participar.
Felizmente nem todos pensam tão pequeno, ou a TILT não estaria completando 10 anos de sucesso.

 
At 13/02/2006, 13:26, Blogger Dolemes disse aqui no GameReporter.org...

Olá Divino

Muito obrigado pelo excelente post. De fato, algumas pessoas falam o que quer só por se manterem no anonimato. Depois de saber de toda a histório do TILT ONLINE, considero o Renato um verdadeiro super-herói dos games nacionais. E o GameReporter.org se orgulha muito de tê-lo como colaborador.

Tenho recebido muitos elogios, pelo simples fato da presença de Renato neste blog (ou site).

Muito obrigado e que cai é a máscara do anonimato. ;-)

 
At 19/12/2012, 17:30, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Glide by way of old-growth snow-laden forests in [URL=http://www.northfacejacketsforsale.net/#928]north face pro deal[/URL] and Strathcona Provincial Park, share tracks with wildlife near Smithers or in Manning Playground.Out of your 13 major English [URL=http://www.northfacejacketsforsale.net/#1178]north face promo code[/URL] area ski resorts, 15 offer cross country skiing tracks with excellent access to an abundance of amenities such as: restaurants,lodgings and other winter months activities. Groomed songs can be obtained for all skill levels.

 

Postar um comentário

<< Home

n