2.1.06

Bola pro mato que o jogo é de campeonato

ReproduçãoConheça o Hattrick, um jogo de futebol online onde você compra, vende e treina jogadores enquanto compete contra centenas de milhares de oponentes em todo o mundo

Por Flávio Sogawa

Falar sobre a paixão do futebol é como chover no molhado, basta uma tampinha de garrafa ou uma caixa de papelão para começar uma partida de futebol. Toda essa simplicidade faz com que esse esporte se torne cada vez mais popular pelo mundo; isso se deve também à simplicidade de suas 17 regras, que não tiveram a sua essência alterada desde a data de sua criação.

Quase todo garoto sonha ser um grande craque, de ser o melhor, mesmo que seja o craque do pai, mãe, tio ou avô coruja. O futebol desperta esse tipo de paixão e, para desespero das mães, pode ser o grande laço de amizade ou inimizade entre pais e filhos.

Mas o futebol gera outros tipos de paixões que motivam a indústria de games a produzir simuladores tão realistas em que as feições dos jogadores, modeladas em 3D, chegam à perfeição. As características de jogo, velocidade, força, imprevisibilidade, cabeceio ou técnica também não fica atrás.

E no mundo dos jogos existe um game que foge um pouco do padrão gráfico, mas o assunto é o apaixonante, futebol: você escala o time, cuida das finanças, compra e vende jogadores e administra o estádio do clube. O nome desse jogo? Esse jogo se chama Hattrick.

Hoje, mais de 700 mil pessoas que estão ligadas ao game, que se conectam ao site todas as quartas e domingos para acompanhar as partidas de seus times, amigos e adversários.

O Hattrick não é um jogo que apresenta a dinâmica como o WinningEleven ou o Fifa Soccer, em que você controla os jogadores. No Hattrick, você define o treino semanal, a quantia a ser investida nas equipes de base, a escalação do time para o jogo do domingo. Entretanto, um algoritmo controla o jogo e faz a narração das partidas. Assim, nem sempre o embate satisfaz o expectador, mas contagia e envolve como o futebol.

Sim, existem divisões no Hattrick. No Brasil, são sete divisões, o meu time ficou na quarta colocação na última temporada, um resultado razoável para quem já foi campeão um dia, mas os adversários também treinam e investem, cada um gerencia o time como lhe convém. De início, é complicando entender como tudo funciona dentro do jogo, mas aos poucos vamos nos familiarizando.

Os jogadores possuem características que são fundamentais para a equipe. Os mais experientes e talentosos custam caro e possuem um alto salário. Jogadores novos podem não ter o talento como moeda de valorização, mas respondem mais rápido ao tipo de treino que você define.

Além dos craques da bola, é necessária a contratação de outros profissionais: médicos, psicólogos, fisioterapeutas, auxiliares técnicos e outros que compõem o staff de uma equipe futebolística. Você depende diretamente do humor dos patrocinadores e dos torcedores, que injetam dinheiro dentro da equipe. Quando o time está mal, os patrocinadores investem menos e os torcedores fogem.

Outras maneiras de fazer um bom caixa para a equipe é a comercialização de jogadores e a arrecadação nos dias de jogos. Quanto maior o estádio, maior a arrecadação. Isto, claro, se o time estiver bem na competição. Mas com um estádio maior, a despesa com a sua manutenção também aumenta. Uma dica importante: tenha cadeiras numeradas cobertas em seu estádio.

Neste momento, o Hattrick está em “férias”, é a pré-temporada. As equipes se preparam para o campeonato. Quatorze jogos de ida e volta com o objetivo de vencer e subir de divisão. São dezesseis semanas de treinos e investimentos, gerenciando o espírito de equipe dos jogadores, ânimo dos torcedores e interesses dos patrocinadores.

Para cumprir o objetivo, contratam jogadores que treinam também para a Copa - torneio semelhante à Copa do Brasil - que terá inicio na próxima quarta 04/01, quinta 05/01 no horário Hattrick. Espero que o meu time vença, fique em primeiro na chave e na 17ª temporada suba de divisão. Afinal, assim como na vida real, os clubes precisam traçar os seus objetivos para todas as temporadas.

Em tempo, Hattrick é o termo utilizado quando um jogador faz três gols numa mesma partida. E bola pro mato que o jogo é de campeonato.

Links relacionados:
Site oficial: Hattrick

Adicionar esta notícia no Linkk
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org

1 Comentários

At 02/01/2006, 14:29, Blogger tiago disse aqui no GameReporter.org...

Meu time terminou em 4º na VII.35. :(
Quem quiser me desafiar para um amistoso, meu usuario é v3rbal.
Mas se prepare, novas contratações e animo renovado para a nova temporada!

 

Postar um comentário

<< Home

n