28.3.07

Videogames: como tudo começou

A indústria de videogames é hoje uma das mais rentáveis do mundo, gerando faturamento na casa dos bilhões. Esta indústria possui uma longa história, que começou lá em 1948 de maneira bem simples: em tubos de imagens bastante precários.

O tempo passou e outros jogos foram aparecendo de maneira tímida, em velhos e gigantescos computadores que ocupavam uma sala inteira e mal rodavam um aplicativo como o Word. Os primeiros arcades surgiram no começo dos anos 70, mas em 1966 o engenheiro Ralph H. Baer criaria o protótipo do primeiro videogame caseiro da história. Sim, ele é o pai do videogame!

O projeto foi ganhando forma, Baer criou um videogame para dois jogadores chamado Chase, em que dois pontos se movimentavam na tela de uma televisão. Uma pistola foi criada e mais alguns jogos, como ping-pong foram criados. O protótipo ganhou o nome de "Brown Box", que era exatamente isso, uma caixa cheia de botões.

Baer então fechou um contrato com a empresa de eletro-eletrônicos Magnavox, fazendo algumas alterações no protótipo de Baer e em 1972 era lançado o primeiro videogame da história: Magnavox Odyssey... continue lendo a matéria no GameHall.

:: Leia a entrevista completa com Ralph H. Baer: clique aqui

Adicionar esta notícia no Linkk
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org

n