12.9.06

Livro: Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos

Para o Brasil crescer como polo desenvolvedor de games, precisamos de educação. Mais universidades ensinando desenvolvimento e mais literatura. Fico muito feliz quando chega às minhas mãos um novo livro sobre o tema.

Apesar de ter sido lançado em 2005, eu ainda não conhecia o livro Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos - Teoria e Prática. Leia mais e saiba como comprar. Segue a resenha.

:: Resenha do livro

Os jogos eletrônicos são considerados uma das mais expressivas práticas de entretenimento do século 21. A paixão pela essência criativa e divertida dos jogos e o mercado bilionário que representam têm despertado o interesse de um número crescente de pessoas. Cada vez mais populares, os jogos têm conquistado públicos de todos os gêneros e idades, criando novos desafios para os profissionais da área.

Esses desafios estão sempre presentes quando se busca a criação de uma experiência interativa que faça as pessoas terem um alto grau de diversão. É importante analisar a influência do tema, das possibilidades de interação e dos recursos visuais e sonoros na qualidade de um jogo para assim compreender aquilo que, para muitos, é um verdadeiro mistério: o processo de desenvolvimento dos jogos eletrônicos.

Este livro tem como objetivo ajudá-lo a compreender este processo e a dar os primeiros passos na construção efetiva de um jogo eletrônico em duas dimensões, utilizando a Nology Game Library como ferramenta de desenvolvimento. Com um vasto conteúdo de informações teóricas e exemplos práticos, esta obra proporciona ao leitor conhecimentos valiosos produzidos por profissionais brasileiros que trabalham na produção de jogos eletrônicos.

:: Assuntos abordados neste livro:
- Conceitos básicos dos jogos eletrônicos.
- Visão geral das empresas de jogos.
- Planejamento e etapas de desenvolvimento de um jogo.
- Estratégias para atender aos desejos e às expectativas dos jogadores.
- Definição do padrão de programação para um código limpo e legível.
- Construção da arquitetura de um jogo.
- Programação básica dos jogos.
- Programação de efeitos gráficos, cenários e animações.
- Programação de entrada, efeitos sonoros e de música.
- Representação de fenômenos físicos nos jogos.
- Programação completa de um protótipo de jogo.

Adicionar esta notícia no Linkk
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org

5 Comentários

At 13/09/2006, 08:07, Blogger André Carita disse aqui no GameReporter.org...

Em Portugal infelizmente, as obras sobre videojogos e principalmente sobre a cultura dos videojogos é são praticamente nulas. Contudo encontrei também um excelente livro de vários autores brasileiros que vale a pena ler caso não conheça fica aqui a referência:

AZEVEDO, Eduardo (coordenador), "Desenvolvimento de Jogos 3D e Aplicações em Realidade Virtual", Editora Campus, Rio de Janeiro, 2005.

Os meus cumprimentos!

 
At 13/09/2006, 08:49, Blogger Robson Rocha disse aqui no GameReporter.org...

Eu comprei este livro no Submarino no início deste ano e posso dizer que é muito bom.

Ele define bem os conceitos, e te guia de forma que todo o conhecimento possa ser útil independente da linguagem que você venha a utilizar. Não cheguei a usar a ferramenta provida com o livro, mas já apliquei os conceitos em jogos que desenvolvi em Flash.

A linguagem é muito didática, realemnte é ótimo para quem quer desenvolver um jogo do zero, principalmente se a pessoa já tem noções de programação.

Posso dizer com certeza: um bom programador pode faezr um jogo, mas sem os conceitos corretos, não fará um bom jogo (do ponto de vista técnico). Eu já havia desenvolvido jogos antes, mas seguindo minha intuição. O livro ajudou muito no meu trabalho.

Enfim, vale a pena.

 
At 13/09/2006, 14:45, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Nós da CubaGames compramos este livro quando começamos a um ano atrás, recomendo para todos que queiram iniciar no ramo de desenvolvimento de jogos.

 
At 14/09/2006, 00:42, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Se quero começar um jogo do zero, o livro vai me ajudar na estrutração das partes do planejamento inicial dele?

 
At 14/09/2006, 10:28, Blogger Robson Rocha disse aqui no GameReporter.org...

Sim Daniel, vai. Apesar do livro ser mais focado no desenvolvimento, ele dá boas noções de planejamento e mercado.

 

Postar um comentário

<< Home

n