11.1.06

Food Force

Por Flavio Jarabeck

Mais do que um jogo, uma ferramenta de educação... Pena que não esteja disponível em português (aqui, leia-se português do Brasil), pois é um jogo muito interessante, que conscientiza subliminarmente através de um game muito bem montado e caracterizado, sobre o poder e a maldição da fome.

Patrocinado pelo World Food Programme (WFP), uma das maiores agências humanitárias do mundo, o jogo conta à história da fome que ocorre na ilha fictícia de Sheyland. Com seis fases, o jogo avança ensinado o significado das causas da fome, dos famintos e das possíveis soluções para o problema, isto inclui soluções a curto, médio e longo prazo. Vale a pena baixá-lo.

Estendendo-me um pouco sobre este assunto, realmente gostaria de ver algum desenvolvedor de jogos propondo algo sobre este tema, que creio ser muito bem-vindo para um próximo game, pois pode ter até o incentivo do governo federal, pois é um problema que nos assola desde os tempos do descobrimento.

Tenho certeza de que essa idéia seria muito bem-vinda nos JogosBR.

E aí, alguém se habilita? Para aqueles que querem se candidatar, usem como referência e estudem o Food Force.

Mas ouçam-me: se querem ser originais, independente do engine que forem utilizar (aliás, nem prestem muita atenção nisso, pois a genialidade de um jogo não está no engine, mas sim na idéia central do jogo, e principalmente, na jogabilidade), enxerguem o problema, bolem a solução, e estabeleçam a jogabilidade (que é a união dos dois mundos) entre os dois.

Um jogo de sucesso não é feito de efeitos especiais, engines ultramodernos e muito dinheiro! Vi muitos jogos fracassarem com todos esses elementos. Nunca subestimei o poder do desenvolvedor brasileiro, pois apesar de contar com recursos parcos, ele consegue nos surpreender com coisas elementares, básicas, inimagináveis, porém geniais!

Não acredita? Quer um exemplo? Um exemplo internacional? Você se lembra da Rockstar Games? Aquela que fez o Grand Theft Auto... Sim, aquele joguinho bobinho utilizando um engine quase-que-ultrapassado pra época...

Pois é, eles fizeram daquele joguinho imbecil um campeão de vendas!

Portanto lembre-se, se você é um desenvolvedor, não sinta medo, não se intimide porque os gringos possuem muito mais recursos do que nós...

Lembre-se de que temos uma coisa muito mais valiosa do que qualquer gringo pode imaginar: criatividade!

Sorte e me conte depois como foi.

Links relacionados:
Site do game: Food Force
Ministério da Cultura: JogosBR

Adicionar esta notícia no Linkk
:: Procurando games em Flash? Que tal jogar agora no GameOZ.org

2 Comentários

At 11/01/2006, 10:40, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Cara, adorei o blog e me animei para participar do JogosBR. Gosto também de todos os seus posts, caro Flávio. Contine mandando mais e mais... Abs

 
At 11/01/2006, 10:41, Anonymous Anônimo disse aqui no GameReporter.org...

Cara, tem certeza que esse jogo é legal? Não pode ser uma coisa chata não?

 

Postar um comentário

<< Home

n